10 cuidados simples que podem evitar o aparecimento de varizes

pernas praia

Foto: Corbis

As varizes, problema que atinge pelo menos 40% da população adulta, com especial incidência nas mulheres, têm como fator determinante para o seu surgimento o histórico familiar. Porém, antes de sair pesquisando a árvore genealógica inteira para achar o culpado pelas incômodas veias azuladas, é importante saber que sua quantidade e gravidade também depende, e muito, dos hábitos de cada pessoa. Por isso, pequenas atitudes e cuidados são essenciais para prevenir o aparecimento das varizes e evitar que as manifestações já existentes se agravem.

“É importante fazer exercícios, adotar uma alimentação saudável, não abusar do uso de salto alto e evitar o cigarro. Essas são algumas das iniciativas que ajudam a evitar ou amenizar o problema”, diz o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero. Ele lembra, no entanto, que alguns casos mais sérios demandam também a realização de tratamentos que, felizmente, são hoje totalmente seguros, rápidos, praticamente indolores e permitem o retorno às atividades normais em apenas 24 horas.

– Nos últimos anos, a evolução no tratamento é notável. O processo de eliminação dos pequenos vasos, até pouco tempo atrás, dependia exclusivamente de intervenção cirúrgica. O resultado sempre foi bom, mas gerava muita dor, desgaste e hematomas ao paciente, com dias de repouso pós-operatório e cuidados especiais. Hoje, o avanço tecnológico da aplicação de laser em diversas especialidades proporcionou um tratamento de varizes muito mais rápido e seguro para quem tem a doença – explica o Dr. Fávero.

Ainda de acordo com o especialista, a terapia aplicada a cada paciente depende do tipo de veia que se encontra doente. Aquela baseada em medicamentos, por exemplo, busca apenas amenizar os sintomas nas pessoas que têm desconforto nos membros inferiores, mas ainda não apresentam vasos doentes visíveis. Há também a escleroterapia, indicada para quando o problema ainda é pouco aparente, e a cirurgia, para tratar vasos maiores. Nesses casos, o procedimento pode ir desde a microcirugia até processos cirúrgicos de maior porte.

É importante ressaltar que o tratamento é indicado tanto para quem apresenta sintomas quanto apenas queixas estéticas. “Quanto mais cedo começam os cuidados com as varizes, menores serão os problemas futuros”, ressalta o Dr. Fávero. O angiologista e cirurgião vascular destaca, também, que após serem tomadas as devidas providências, as varizes não serão mais um incômodo, porém, como se trata de uma doença em constante evolução, veias que hoje se encontram sadias podem, no futuro, sofrer alterações, motivando uma manutenção.

Dez atitudes fundamentais para evitar as varizes

1. Movimente-se.
Longos períodos de pé congestionam a circulação venosa das pernas. Ao longo do dia as veias trabalham para drenar o sangue das pernas de volta ao coração e por isso, quanto mais tempo uma pessoa permanecer de pé, sobretudo parada, mais difícil será esse trabalho.

2. Coma bem.
Opte por uma dieta saudável com abundância de fibras e líquidos, pois isso evita a constipação intestinal. Um intestino que não funciona corretamente acarreta o aumento da pressão no interior do abdômen, causando um obstáculo a mais para o retorno do sangue que circula nas pernas.

3. Mantenha-se no peso ideal.
Uma pessoa acima do peso tem acúmulo de gordura no interior do abdômen, entre as vísceras e, por isso, possui a chamada gordura visceral. Essa condição é responsável pelo aumento da pressão intra-abdominal, dificultando o retorno do sangue.

4. Troque o elevador pela escada.
Ao contrairmos os músculos das pernas, principalmente a panturrilha, colocamos em funcionamento uma bomba natural de sangue existente no local. A cada contração, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando a circulação.

5. Evite o sedentarismo.
Os exercícios anaeróbicos, como os de hipertrofia muscular, aumentam a força de contração dos músculos das pernas, tornando as bombas musculares, citadas no item anterior, mais eficientes. Já os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, aumentam a atividade das bombas.

6. Não abuse do salto alto.
O funcionamento das bombas de sangue depende da alternância entre contração e relaxamento muscular. Durante o relaxamento, os músculos se enchem de sangue e, quando há a contração, esse sangue é bombeado. Ao usar salto alto, os músculos das panturrilhas estão em constante contração, prejudicando o preenchimento de sangue da fase de relaxamento.

7. Não fume.
O cigarro é responsável por um sério dano a parede dos vasos sanguíneos, além de causar um estado maior de predisposição à formação de trombos (coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda, doença séria com complicações potencialmente fatais e sequelas transitórias ou definitivas).

8. Nunca combine pílula com cigarro.
Essa associação é responsável por causar trombose venosa em um imenso número de mulheres, uma vez que aumenta drasticamente o risco de formação de coágulos.

9. Cuidado com longas viagens.
Longos períodos de inatividade das pernas em locais de confinamento, como acontece na maioria dos meios de transporte, diminuem intensamente a velocidade de circulação do sangue. E sangue que não circula, vai coagular.

10. Consulte um angiologista regularmente.
Só um especialista tem todas as ferramentas para identificar os primeiros sinais das varizes e tratá-los o mais precocemente possível e de maneira correta.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment