10 dicas dermatológicas para o inverno

inverno

Foto: Corbis

Fatores como clima frio e seco, além de banho muito quente, contribuem para o ressecamento da pele e exacerbação de algumas doenças pré-existentes, como a dermatite atópica, dermatite seborréica, psoríase, entre outras; cuidados com o banho e uso de produtos adequados evitam o ressecamento cutâneo e promovem uma pele mais bonita e saudável. É a época ideal para realização de procedimentos estéticos, principalmente aqueles que limitam a exposição solar, explica a dermatologista Tatiana Villas Boas Gabbi, do Zahra Spa & Estética.

A médica elaborou 10 dicas dermatológicas para uma pele saudável durante o inverno, veja:

  1. Tome banho com água morna e usar hidratante após o banho na pele ainda úmida. Isso evita o ressecamento da pele, que é mais exacerbado em atópicos e idosos;
  2. Mantenha o uso do filtro solar diariamente na face, pois o sol do inverno também envelhece a pele, podendo manchá-la, além de participar do surgimento do câncer de pele;
  3. Esportes que expõem os praticantes ao frio e ao sol podem levar a um ressecamento ainda mais intenso da pele. Se você pratica ski, não deixe de hidratar a pele e use sempre protetor labial com fator de proteção solar. Capriche no filtro solar, prefira fatores mais altos de proteção.
  4. Aproveite o frio para fazer tratamentos normalmente contra-indicados no verão como fotoepilação, peelings químicos ou com laser e luz intensa pulsada;
  5. O inverno é uma ótima época para iniciarmos o tratamento da acne porque alguns produtos não podem ser usados com a exposição solar;
  6. Outro problema do inverno é que além da tendência de diminuir as atividades físicas, também comemos mais. Uma boa dica é procurar uma nutricionista e iniciar um programa alimentar para fugir dessa armadilha.
  7. Quanto à atividade física, acho interessante diversificá-las nessa época do ano e criar um motivo para espantar a preguiça. Que tal um personal trainer, começar a fazer pilates, yoga ou aulas de dança?
  8. Alguns tratamentos corporais podem gerar hematomas, que contra-indicam a exposição solar. Além disso, requerem algumas semanas para visualizarmos resultados mais expressivos. Portanto, não deixe para o verão! Comece a lutar contra estrias, celulite e gordura localizada agora!
  9. O estresse que surge nessa época do ano colabora para a piora de várias dermatoses. Evite-o alimentando-se de maneira saudável, praticando atividades físicas, como já dissemos. Massagens e drenagem linfática, além de resultados estéticos, podem melhorar o bem estar.
  10. Procure o médico dermatologista caso surjam lesões na pele, mucosas, cabelos ou unhas. Realize tratamentos apenas com profissionais habilitados.
Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment