12 questões sobre Cirurgia Micrográfica no tratamento do câncer de pele

A Cirurgia Micrográfica, pouco difundida no país, é uma técnica que remove tumores cutâneos de forma extremamente precisa, porque além de retirar o câncer, evitando a remoção excessiva de tecido sadio peri-tumoral, também avalia microscopicamente todas as margens da lesão durante a cirurgia. Consequentemente possibilita mais segurança em relação à cura, pois a avaliação das margens é feita antes de se proceder o fechamento cirúrgico, gerando cicatrizes menores que na técnica convencional, na qual é preciso retirar uma margem grande de segurança.

Para entender melhor os benefícios desta técnica cirúrgica, entrevistamos o Dr. Luís Fernando Kopke, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e membro do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que nos relata sobre os avanços e as perspectivas da Cirurgia Micrográfica no Brasil. Acompanhe.

1. O que é a Cirurgia Micrográfica?
Cirurgia Micrográfica é um método cirúrgico e laboratorial que permite ao cirurgião retirar apenas o tumor, controlando microscopicamente todo o procedimento.

2. A Cirurgia Micrográfica pode ser indicada para quais tipos de doenças?
Ela é indicada em cânceres da pele, principalmente aqueles com margens clínicas pouco definidas, ou em situações em que poupar milímetros tem importância estética ou funcional, como no caso dos tumores na face, e em todo câncer que volta depois de ser operado (recidiva).

3. Como é realizada esta técnica? Quando começou a ser utilizada?
A Cirurgia Micrográfica surgiu na década de 30, descoberta por Frederic Mohs. Atualmente, é realizada geralmente de forma ambulatorial, sob anestesia local. O cirurgião retira o tumor sem margens de segurança alargada, de forma a preservar o máximo de tecido sadio possível. O exame micrográfico analisa toda a margem cirúrgica e decide se há ou não a necessidade de retirar mais tecido acometido pelo tumor e assim por diante. Ou seja, a cirurgia é feita por ciclos ou estágios até que todo o câncer seja retirado.

4. Quais são os tumores que podem ser retirados com a cirurgia micrográfica?
O tipo de câncer mais operado com cirurgia micrográfica é o carcinoma basocelular (câncer de pele mais comum entre pessoas de pele clara). Mas, uma grande variedade de outros tumores como espinocelulares (tumor de pele maligno, mais invasivo e com desenvolvimento mais rápido que o do carcinoma basocelular), certos tipos de melanoma, tumores de anexos, o dermatofibrossarcoma e outros tumores do tecido fibroso. Também é indicada para tumores com margens mal delimitadas, áreas críticas como ao redor dos olhos, nariz, boca e outras regiões em que a extensão do tumor pode provocar deformidades após a cirurgia.

5. Todo dermatologista está apto a realizar esta técnica?
Não. A Cirurgia Micrográfica necessita de um aprendizado especial. Do ponto de vista técnico, ela é um procedimento complexo. Daí a necessidade de aprendizado um pouco mais profundo. No entanto, qualquer dermatologista que queira se dedicar seriamente pode aprender o método, pois as matérias básicas para se realizar a técnica, como cirurgia dermatológica e histopatologia, já fazem parte do aprendizado do dermatologista na residência.

6. A Cirurgia Micrográfica representa avanço no tratamento dermatológico? Em caso positivo, por que?
Sim, ela representa um avanço porque em muitas situações, nunca saberíamos realmente se o tumor foi retirado ou não sem o uso da técnica. Somente a Cirurgia Micrográfica pode nos revelar claramente se o tumor foi totalmente retirado ou como ele era na realidade, sem necessidade de remover o tecido sadio. Esta técnica cirúrgica é o único método que une a menor margem cirúrgica possível, com o menor índice de recidiva.

7. Qual a diferença e as vantagens entre esta técnica em comparação ao congelamento convencional?
O congelamento convencional pode ser impreciso assim como o exame normal em parafina. Isto porque, eles são feitos por amostragem, não se examina toda a peça. O exame micrográfico não se faz por amostragem, examinando todas as margens cirúrgicas.

8. Existe uma preparação especial do paciente para a realização da cirurgia micrográfica?
Não. A cirurgia em si é muito semelhante a uma cirurgia comum. O que diferencia é o exame histopatológico acoplado, controlando a remoção cirúrgica.

9. Quais são os cuidados no pré e no pós-operatório dessa cirurgia?
Os mesmos de uma cirurgia convencional.

10. No Brasil, a prática da Cirurgia Micrográfica é comum? Por quê?
Infelizmente a Cirurgia Micrográfica ainda não é um procedimento comum, pois temos poucos cirurgiões dermatológicos que se dedicaram a aprender corretamente o método. A escassez de especialistas nesta técnica torna difícil a difusão adequada do conhecimento. Além do mais, não é tão simples se montar a estrutura laboratorial adequada para trabalhar conjuntamente. Outro fator importante é que o foco principal do dermatologista atual é a área cosmética, a qual une aprendizado e retorno financeiro mais imediato, fatos diametralmente opostos ao da Cirurgia Micrográfica.

11. Na sua opinião, o que falta para a disseminação desta prática?
Com a formação do departamento de cirurgia micrográfica na SBD (Sociedade Brasileira De Dermatologia), temos uma boa chance para mudar esse quadro. Com um trabalho contínuo poderemos ajudar a SBD e a SBCD a melhorar o foco de atenção neste setor, aparelhar adequadamente as residências médicas para o ensino e divulgar o método até mesmo para a classe médica em geral, a qual, geralmente, a desconhece completamente.

12. Quais as perspectivas da Cirurgia Micrográfica na dermatologia brasileira?
Estamos ainda no início da disseminação em massa desse procedimento em nosso país, mas como o método realmente tem todas as justificativas para seu emprego, a Cirurgia Micrográfica vai prevalecer como uma das formas mais racionais de tratar cirurgicamente o câncer da pele.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment