7 dicas para evitar que o bebê engasgue

dentes do bebê

Foto: SXC

O engasgo é um dos principais vilões dos recém-nascidos. Essa condição ainda assusta principalmente as mães de primeira viagem, sobretudo nos primeiros socorros. Apesar das dificuldades aparentes do momento, o esclarecimento pode evitar complicações. Por isso, o Hospital e Maternidade Santa Joana explica o motivo do engasgo e dá dica de como proceder nesse caso.

Geralmente, o engasgo ocorre como reflexo da nova condição do bebê que está aprendendo a respirar depois de meses no útero da mãe, onde não exercia essa função normalmente. Bebês nascidos após 37 semanas de gestação ou mais são plenamente maduros para mamar e respirar ao mesmo tempo. Já os prematuros, especialmente aqueles que nasceram antes de 34 semanas de gestação, ainda têm o centro respiratório (localizado no sistema nervoso) imaturo, e necessitam de treinamentos para coordenação de sucção e deglutição e, de fato, vão demorar mais tempo para apreender esta função.

Até que o bebê aprenda a coordenar os movimentos de sugar, deglutir e respirar, quando o engasgo ocorrer, siga a dica da Dra. Clery Bernardi Gallacci, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana: “O ideal é apoiar o bebê pelo peito, deixando-o na posição de bruços, para facilitar a saída do leite que, ao invés de ser deglutido, desviou-se para as vias respiratórias. O risco do engasgo com leite está na aspiração do líquido, (leite nas vias aéreas em vez do estômago)”, alerta a pediatra.

Como proceder em caso de engasgo?

  1. Sempre alimentar o bebê enquanto ele estiver sentado; não oferecer o leite quando o bebê estiver deitado;
  2. Ao amamentar, a mãe deve estar preferencialmente sentada com o bebê apoiado em um dos braços;
  3. Não é recomendado que o bebê segure a mamadeira sozinho;
  4. Após a mamada, recomenda-se aguardar alguns minutos antes de posicionar o bebê deitado;
  5. Recomenda-se colocar o bebê para dormir de barriga para cima;
  6. Em casos de engasgo, pegue o bebê no colo, de barriga para baixo e faça movimentos suaves com as mãos no dorso do bebê;
  7. Se, após o engasgo o bebê apresentar dificuldade de respiração, procure imediatamente um atendimento pediátrico.
Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment