15 de junho de 2011 | Lazer & Bem-Estar

7 mitos e verdades sobre a menopausa

Para esclarecer o que é mito ou verdade, tire suas dúvidas com um geriatra e médico ortomolecular.

mulher madura

Foto: Corbus

A menopausa é um estágio natural da vida pelo qual todas as mulheres passam quando envelhecem. Embora seja normal, nenhuma mulher diria que os sintomas parecem normais. As ondas de calor, suor noturno, alterações de humor, cansaço e outros sintomas podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis no campo emocional e físico para uma mulher. Muitos mitos e verdades são ditos sobre o assunto. Muitas vezes é a falta de informação que alimenta crendices em torno do mesmo. Para esclarecer o que é mito ou verdade, o geriatra e médico ortomolecular Rogério de Oliveira tira todas as dúvidas, veja:

1 – Após os 40 anos a mulher não engravida mais?
Mito. Na verdade ocorre uma redução de fertilidade dos 35 anos em diante, mas a fertilidade ainda existe até a menopausa e justamente nesse período onde os riscos da gestação são maiores deve sempre existir uma preocupação em usar métodos contraceptivos.

2 – A menopausa causa diminuição da libido?
Verdade. A menopausa diminui a libido, isso ocorre por diversos motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal.

3 – A pele sofre modificações durante a menopausa?
Verdade. Ocorre à desidratação da pele e a diminuição na produção de colágeno pela redução do hormônio feminino, o estrogênio. A pele fica mais fina, aparecem mais rugas, os vasos ficam mais visíveis e a cicatrização da pele se torna mais lenta. Pode ocorrer a queda de cabelo e enfraquecimento das unhas. A reposição hormonal pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa e a aparência da pele.

4 – Nesse período podem ocorrer alterações hormonais?
Verdade. Para cada mulher existe um tratamento de reposição hormonal, que será baseado nos sintomas de cada uma.

5 – A mulher pode engordar quando utiliza hormônios?
Depende. Quando a mulher entra na menopausa, existe a possibilidade de aumentar o peso na fase pré-menopausa, mesmo sem utilização dos hormônios. Atualmente já existem terapias hormonais que podem evitar o aumento de peso relacionado a retenção de líquidos.

6 – Exercícios podem ajudar a lidar melhor com a menopausa?
Verdade. A mudança de hábitos é fundamental. São indicados exercícios freqüentes, duas a três vezes por semana. Eles fortalecem os músculos e ossos, o sistema cardiorrespiratório e controlam o peso.

7 – A reposição hormonal pode ajudar a controlar os sintomas da menopausa?
Verdade. Nessa fase, a mulher precisa ter muitos cuidados com a saúde, principalmente com os níveis hormonais que causam deficiência de hormônios e conseqüentemente uma serie de sintomas que precisam ser tratados. Para tratar esses sintomas, a modulação hormonal é o tratamento mais eficaz para regular os níveis hormonais.
A modulação hormonal é o método que, através de exames laboratoriais, pode-se traçar o perfil hormonal do paciente detectando suas necessidades hormonais, possibilitando o equilíbrio metabólico para que o paciente atinja um padrão hormonal saudável.

Leia mais em: ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Copyright © 2010 Vida e Equilíbrio. Todos os direitos reservados. 2nd