7 pausas humanas: quando os hormônios caem e o organismo se enfraquece

homem triste

Foto: Corbis

Sabe-se que com a chegada da idade podem ocorrer algumas deficiências hormonais que definirão as diversas pausas humanas, como perda do sono, perda da memória e hipofunção da tireoide. No entanto, alguns dados comprovam que só envelhecemos devido à queda dos hormônios. É por isso que é cada vez mais frequente as pessoas envelhecerem precocemente.

As pausas são condições médicas que devem ser tratadas, pois ajudarão o bom funcionamento do organismo, inibindo o surgimento de algumas doenças. Com os avanços da medicina, este tratamento tornou-se muito importante devido ao aumento da expectativa de vida.

Dentre as pausas mais comuns estão:

Menopausa
É o interrompimento abrupto da secreção dos hormônios sexuais femininos, o estradiol e a progesterona. Ocorre ao redor dos 50 anos e traz consigo sintomas importantes como ondas de calor, diminuição da concentração e dores articulares. Esta é a única pausa reconhecida por todos, talvez por ser relativamente súbita a queda hormonal. Tem como sinal a suspensão das menstruações.

Andropausa
É o interrompimento lento e gradual da secreção dos hormônios sexuais masculinos. Como a principal função da testosterona não é a potência sexual, a ereção continua normal, mas iniciam-se as doenças cardiovasculares. Ocorre ao redor dos 35 anos, mas pode ter início precoce em homens estressados. A andropausa traz alterações significativas para o homem.

Melatopausa
É a pausa que acomete o sono. Trata-se da interrupção total ou parcial da secreção da melatonina, o hormônio do bom sono, por essa razão as noites ficam mal dormidas ou não ocorre o sono profundo e restaurador.

Eletropausa
É a perda da memória que ocorre pela deficiência da pregnenolona. A princípio não é percebida, pois hoje usamos agenda eletrônica, que nos lembra de tudo. Habitualmente, quando há esta pausa já não lembramos mais dos sonhos. Vamos ficando esquecidos sem perceber. Para você saber se apresenta esta pausa, observe se está se lembrando dos seus sonhos.

Adrenopausa
É a deficiência da glândula suprarrenal, que diminui a secreção do DHEA e do cortisol. A causa mais comum desta alteração é o stress descompensado. O Cortisol inicialmente fica muito alto no período de stress e depois cai a níveis muito baixos quando está ocorrendo a falência desta glândula. O DHEA fica cada vez mais baixo e provoca acúmulo de gordura abdominal e deficiência secundária nos hormônios sexuais. Como sintoma principal, temos uma grande queda da energia do corpo, o que pode caracterizar a fadiga crônica.

Tireopausa
É a queda na produção dos hormônios da tireoide. A pessoa fica menos ativa e friorenta. Estes hormônios são importantes não apenas para evitar a obesidade, mas também para evitar pele ressecada, queda de cabelo e aumento do colesterol.

Somatopausa
É a diminuição gradual da secreção do hormônio de crescimento. Parece que é natural que ele diminua após nosso crescimento, mas hoje sabemos de várias outras funções deste hormônio. Inclusive, é importante na regeneração do nosso DNA. Se ele fosse importante apenas para o nosso crescimento, deveria zerar após a puberdade. Mas isto só ocorre após os trinta e cinco anos e, gradativamente, sua queda é sentida, levando a importantes alterações metabólicas.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment