17 de julho de 2012 | Saúde

8 dicas de prevenção contra doenças do inverno

no inverno as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados e, com isso, as proliferações de doenças virais se tornam mais frequentes

gripada

Foto: Corbis

Durante a estação mais fria do ano, é constante o surgimento de resfriados, gripes, bronquite e outros problemas de saúde que acometem as pessoas devido, principalmente, às baixas temperaturas, o tempo seco e ao aumento da poluição nas cidades. Com medidas simples no dia a dia, é possível afastar essas enfermidades, segundo o médico Ricardo Luiz Oliveira Franco, professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo.

Dr. Oliveira Franco explica que no inverno as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados e, com isso, as proliferações de doenças virais se tornam mais frequentes. As mais comuns são as respiratórias, pois são transmitidas por pequenas gotículas expelidas ao espirrar, tossir ou até mesmo ao falar próximo de outras pessoas, além do contato direto com superfícies contaminadas por indivíduos doentes.

“Para os adultos, em casos de gripes e resfriados, atitudes como usar antitérmicos, beber muita água, fluidificar as secreções nasais e repouso domiciliar, normalmente, são suficientes. A população não deve se automedicar. O uso de anti-inflamatórios para todas essas viroses das vias aéreas superiores não é recomendado, pois há uma outra virose chamada dengue, às vezes, com sintomas muito parecidos com os da gripe, que possui variantes que podem evoluir mal com o uso desta classe de medicamentos”, recomenda Franco.

Para evitar problemas de saúde no inverno, o especialista deixa 8 dicas:

  1. Evite ambientes fechados e/ou com muitas pessoas. Se isso não for possível, abra portas e janelas para melhorar a ventilação;
  2. Em caso de contágio, não se medicar sem antes consultar um médico que possa indicar medicamento e dosagem adequados;
  3. Mantenha o ambiente limpo e arejado;
  4. Beba bastante líquido;
  5. Consuma alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola;
  6. Lave as mãos com frequência;
  7. Evite fumar e conviver com fumantes;
  8. Previna-se: tomar vacinas contra a gripe e a pneumonia evitam complicações.

Leia mais em:
Comente!

  •  
Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Copyright © 2010 Vida e Equilíbrio. Todos os direitos reservados. 2nd