A importância da prática da natação para os bebês

A natação pode ser a modalidade ideal para quem está pensando em iniciar seu bebê nas atividades físicas. Pois o ser humano já nasce adaptado ao meio líquido. Desde a gestação é possível notar que os fetos são capazes de fazer pequenos movimentos do esporte, por meio de respostas motoras e estímulos.

Estudos comprovam que a prática proporciona muitos benefícios ao bebê como ganho de força e velocidade, uma melhor familiarização com o meio aquático, desenvolvimento da habilidade psicomotora, das percepções táteis, auditivas e visuais.

Além do aprimoramento da coordenação motora, noções de espaço e tempo, preparo psicológico e neurológico para o salvamento, aumento da autoconfiança, da resistência cardiorrespiratória e muscular. Melhora do sono e da memória, estímulo do apetite e a prevenção de doenças respiratórias. Ou seja, desde a primeira infância, a natação já é considerada um esporte completo.

A prática é recomendada a partir dos seis meses de idade, período em que a formação corporal da criança já está apta para a realização da atividade. As aulas sempre são feitas com o acompanhamento de um adulto. “É importante à presença dos pais, pois os bebês depositam toda a confiança neles, e são eles que auxiliam na execução dos exercícios, na socialização com os outros pais e alunos, além de ser um filtro entre professor e aluno”, explica Wilson Alexandre Ferreira, professor de natação.

Este acompanhamento é indicado até os quatro anos de idade. “Nesta fase o cognitivo e o repertório de movimentos das crianças já estão preparados para novos exercícios com um grau de complexidade maior”, conta Wilson.

As aulas de natação para bebês são baseadas nas técnicas da modalidade tradicional. “Os bebês aprendem os princípios básicos da atividade como a pernada, a submersão, a braçada, as posições de flutuação em decúbito e o nado cachorrinho”, revela o professor. Os exercícios são realizados de forma lúdica por meio de músicas e brincadeiras.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment