A saúde do seu pet por um dente

31aInfelizmente uma grande parte da população brasileira não dá a importância devida  à saúde oral de seu cão ou gato. Assim como nos seres humanos muitas doenças como problemas cardíacos podem estar ligados diretamente a uma má higienização dos dentes.
Os cães e gatos são afetados frequentemente por doenças periodontais. Pesquisas mostram que 80% dos cães e gatos acima de 4 anos de idade já precisam de tratamentos dentários.
O mau hálito e a formação de tártaro é um alerta importante de que algo precisa ser feito para evitar a evolução da doença, que parece inofenciva, mas esconde um perigo muito grande à saúde dos animais.
O tártaro é uma massa constituída  principalmente por bactérias que em contato com a gengiva, causam inflamação  e caem na corrente sanguínea podendo causar infecção no coração, figado e rins.
É importante saber que não é normal os cães e gatos perderem dentes com a idade. A perda dos dentes está relacionada com a infecção das gengivas pelo tártaro. Quando há cuidado com os dentes ao longo da vida, os pacientes, mesmo que velhinhos, terão todos os dentes na boca e muita saúde.
O tratamento depende do grau de evolução da periodontite. Em geral, resumisse como uma minuciosa avaliação de cada dente, a raspagem dos dentes por ultrassom e curetas e o polimento.
O procedimento é realizado sob anestesia geral inalatória sendo muito seguro para o paciente. O animal deve passar por exames prévios para aumentar a segurança do tratamento.
Para evitar esse tipo de problema o melhor método é a escovação diária dos dentes! Assim como nas pessoas.
Existem no mercado produtos e alimentos próprios que minimizam o acúmulo da placa bacteriana dentária, porém o método mais eficaz ainda é a escovação que pode ser associada a outros cuidados intensificando o resultado.
Para a escovação o pet deve ser condicionado positivamente, ou seja, devemos acostumá-los aos poucos, com paciência, até que ele se habitue e se torne uma brincadeira. Nunca utilizar pasta dentária humana! Essa contém muito flúor e sabão o que prejudica a saúde dos pets. Sempre utilizar pasta de uso veterinário e escova de cerdas macias. E sempre recompense com um petisco, uma brincadeira ou passeio logo após a escovação.
É importante que seu pet não tenha gengivite ou outros problemas antes de iniciar a escovação, pois se a escovação causar dor, será será um sofrimento, um castigo e não uma brincadeira. Se já houver gengivite recomenda-se o tratamento antes de iniciar o condicionamento para a escovação.
E se este já der sinais do problema, o seu dono deverá procurar um profissional capacitado para promover o tratamento e o restabelecimento da saúde oral. Esse mesmo profissional irá orientador quanto a escovação e outros cuidados.
Uma simples atitude poderá evitar que seu pet tenha problemas sérios de saúde.
Pensando na prevenção, o Centro Veterinário 24h Vet Quality promoverá nos próximos meses uma ação de conscientização para a importância da saúde bucal de seu animal.
O Vet Quality é um centro veterinário moderno, inspirado nas estruturas norte americanas com um conceito inovador e com tecnologia de ponta para que o animal receba um atendimento de qualidade incomparável.
Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment