15 de outubro de 2010 | Alimentação, Destaque

Alimentos podem interferir no humor, diz especialista

Os alimentos podem ser aliados na busca pela sensação de bom humor, energia e disposição

criança comendo melancia

Foto: SXC

Para manter o bom humor, não basta apenas estar com as contas em dia e ter motivos para felicidade o tempo todo. Você sabia que os nutrientes dos alimentos atuam diretamente no humor? A falta de algumas substâncias e o excesso de outras pode causar uma série de reações indesejáveis. A nutricionista Flávia Cesar Raduam, coach de saúde e emagrecimento, da Clínica New Quality, diz que alguns alimentos são capazes de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso estado emocional.

Segundo Flávia, os nutrientes dos alimentos atuam na formação e liberação de neurotransmissores, substâncias que são enviadas ao Sistema Nervoso Central, responsável pelo estado de humor. Os neurotransmissores são responsáveis pela comunicação entre as células no nosso cérebro e, para executarem um bom papel, devem estar em níveis adequados.

Os três principais neurotransmissores envolvidos com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante, já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.

A produção de serotonina depende da ingestão de alimentos fontes de triptofano e de carboidratos. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação. Mas as vitaminas do complexo B e alguns minerais também estão envolvidos na modulação do humor.

A ingestão adequada desses nutrientes garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor. Assim, não existe uma fórmula milagrosa para ser feliz e ter sempre bom humor, mas com algumas escolhas alimentares saudáveis podemos contribuir para o funcionamento adequado do organismo e proporcionar a ele substâncias necessárias para a formação dos neurotransmissores responsáveis pelo nosso bem-estar. Portanto, ser mais feliz depende das nossas escolhas, inclusive alimentares.

Leia mais em:
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Copyright © 2010 Vida e Equilíbrio. Todos os direitos reservados. 2nd