Alongue-se

Estudos recentes mostram que as pessoas ativas levam uma vida mais completa. Elas têm mais energia, resistem às doenças e mantêm a boa forma física. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e, em geral, mesmo em estágios avançados da vida, ainda trabalham com alegria em novos projetos. O atual entusiasmo pelo movimento não é modismo. Sabe-se agora que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecendo ativo – não por um mês ou um ano, mas ao longo de toda a vida. E o que o alongamento tem que ver com tudo isso? É um dos tipos de exercício mais recomendados em todo o mundo; contribui para manter os músculos flexíveis e o corpo pronto para o movimento, ajudando a prevenir lesões decorrentes da atividade física.

Fonte: Corbis

O alongamento é o importante elo entre a vida sedentária e a vida ativa. Mantém os músculos flexíveis, prepara para o movimento e ajuda a realizar a transição diária da inatividade para a atividade vigorosa sem tensões excessivas. Para ele, o método é especialmente importante para aqueles que correm, andam de bicicleta, jogam tênis ou se dedicam a outras atividades desgastantes, que provocam tensão e rigidez. Alongando-se antes e depois de exercícios físicos é possível manter a flexibilidade e evitar lesões comuns, como problemas nos joelhos causados por corridas e dor nos ombros ou nos cotovelos provocada pela prática do tênis.

“Com a quantidade de pessoas que se exercita hoje em dia, a necessidade de informações corretas é vital”, afirma especialistas. É fácil fazer alongamentos, mas quando eles são executados de maneira errada podem ser mais prejudiciais do que benéficos. “Por isso, é essencial compreender as técnicas certas”, complementa.

O alongamento deve ser adequado à estrutura muscular, à flexibilidade e aos diversos níveis de tensão de cada pessoa. Regularidade e relaxamento são o mais importante. “O objetivo é diminuir a tensão muscular para obter movimentos mais soltos e não concentrar o esforço para conseguir a extrema flexibilidade que muitas vezes conduz a distensões e lesões”.

Qualquer um pode ficar em forma com o método certo. Não é preciso ser um grande atleta, mas é necessário praticar devagar, em especial no início. “Dê ao corpo e à mente tempo para se acostumar às tensões da atividade física. Comece a praticar de maneira relaxada e com regularidade. Não há como entrar em forma num único dia”, conclui.

__

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment