Aprenda a fazer um jardim vertical

jardim_vertical_vida_equilibrioMontar um jardim em casa está cada vez mais fácil. Os do tipo “verticais” são ótimas alternativas para quem possui pouco espaço e não abre mão de ficar perto do verde. Ele pode ser montado tanto por quem mora em casa, quanto em apartamento e, dependendo da forma que for feito, é um belíssimo item de decoração.

Mas, para que ele fique ainda mais bonito e com vida, alguns fatores devem ser considerados, pois influenciarão diretamente no sucesso do jardim. A luminosidade do local escolhido é um exemplo. É necessário saber se há sol no período da manhã ou o dia inteiro, ou se não há luminosidade alguma. A partir daí, é possível escolher as espécies que mais se adaptam à situação.
O próximo passo é escolher a técnica que será utilizada – as mais sofisticadas são a aplicação de blocos de cerâmica próprios para jardins verticais e kits modulares. Além do alto custo, há a necessidade de impermeabilização da parede onde serão fixados e o uso de blocos de concreto pré-moldados que permitem passar vigas de sustentação, deixando o jardim vertical independente de apoio. Entre as técnicas mais simples está o uso de vasos de fibra de coco e a utilização de vasos meia lua diretamente na parede ou fixados em treliças.
Após a escolha das espécies e da técnica, o próximo passo é definir a composição entre as espécies. Elas podem ser colocadas de forma aleatória ou formando um desenho. Uma grande dica é esboçar um desenho e a posição dos vasos e depois encaixá-los.
Passo a passo:

Abaixo, a técnica para confecção do jardim vertical foi a de vasos meia lua em treliças.
trelica_1_vida_equilibrio

Para confecção da treliça de oito metros de comprimento por três metros de altura utiliza-se como pés direitos sete eucaliptos tratados concretados no solo e tela de alambrado de porco.

foto2
Foram feitos ainda três furos na face inferior dos vasos meia lua para proporcionar a drenagem da água e dois furos da face chata dos vasos para poder pendurá-los na treliça. Para suspender os vasos foi utilizado arame galvanizado que é mais resistente a intempéries.
O último passo, mas não menos importante, é a irrigação, que deve ser adaptada de acordo com a dimensão do jardim vertical. Se ele é composto de uma dúzia de vasos, é possível molhar as plantas com o auxílio de uma mangueira ou um regador, já nos jardins mais extensos será necessário um método mais complexo.
Há casos em que se utiliza sistema de irrigação por gotejamento com válvula solenoide com temporizador, isto é, determina-se o horário e a duração em que a irrigação será realizada.
foto3

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment