As dores do inverno

Quando a temperatura diminui, naturalmente assumimos uma postura de contração dos músculos dos braços e aumentamos a curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda). Com isso conseguimos diminuir a sensação de frio, mas os efeitos desse movimento podem ser nocivos. Para que o organismo possa preservar a temperatura do corpo em torno dos 36,5° C, a circulação diminui, especialmente na periferia. Os músculos tendem a permanecer retraídos por mais tempo podendo piorar as dores de origem muscular decorrentes de “espasmos”- que são as contraturas musculares ou Síndrome Dolorosa Miofascial, uma das dores de maior incidência no mundo. Nas articulações poderá haver uma diminuição na produção do líquido sinovial levando ao enrijecimento articular e dor. A transmissão nervosa para controle da dor também diminui podendo piorar os quadros dolorosos em geral, principalmente os de coluna com etiologia muscular.

O Dr Rogério Vidal de Lima, ortopedista, especialista em coluna esclarece as dúvidas mais comuns e dá dicas para enfrentar os dias gelados da estação. Saiba agora quais são as dúvidas mais freqüentes relatadas em consultório e aprenda a enfrentar o problema nos dias frios:

Os inchaços que ocorrem em partes do corpo, como as articulações, são um sinal de um problema ortopédico?
Nem sempre, são mais significativos de problemas reumatológicos. É recomendado, nesses casos, buscar logo a avaliação do especialista nessa área.

Como diminuir o inchaço?
Vai depender da causa. Mas uma medida simples é fazer a posição de Trendelemburg: deitado de costas elevar as pernas em extensão para que a força da gravidade auxilie o retorno deste líquido acumulado realizando movimentos de rotações com tornozelo assim como dobrar o pé para cima (flexão dorsal) e para baixo (flexão plantar); se houver um componente vascular, meias elásticas são indicadas a depender da intensidade e frequência deste inchaço.

Tomar banho quente e sair de casa em seguida pode causar algum tipo de problema ortopédico?
Nenhum.

Quando está frio temos uma tendência de diminuir o esforço físico e a ficar parado muito tempo numa posição, isso pode causar que tipo de problema?
Uma contratura muscular e articular de maior intensidade gerando um círculo vicioso onde o imobilismo gera dor que gera mais imobilismo e dor.

Que cuidados práticos podemos tomar mesmo diminuindo a carga de exercícios?
Respeitar o limite de dor e de capacidade do seu organismo. Sempre fazer um bom aquecimento antes e após qualquer atividade física. E Não se esqueça de procurar ajuda do médico para um bom diagnóstico.

É certo usar compressas quentes ou frias para tratar a dor nas articulações?
Sim, especialmente se houver um inchaço (edema) associado indicamos este tipo de “banho de contraste” (3 minutos de calor por 1 minuto de frio, alternadamente, até completar trinta minutos) e assim podemos ativar a circulação (através da vasodilatação e vasoconstrição dos vasos) e consequentemente diminuir a dor e o edema. De uma maneira geral nas dores agudas com edema orientamos o frio ou contraste. E nas dores crônicas (acima de três meses de duração) orientamos o uso de uma compressa quente quando não houver edema e de compressa fria se houver inchaço. O tempo terapêutico é de vinte a trinta minutos.

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment