8 de agosto de 2012 | Alimentação, Em Destaque

As múltiplas funções da Maca Peruana

Recém- chegada no Brasil, a Maca é o nutritivo superalimento dos Andes e já está disponível na Mundo Verde.

Foto: SardaNatureza

O elevado valor nutricional faz da Maca Peruana um poderoso superalimento, com alto teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico), minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro, e vitaminas B1, B2, C e E. O tubérculo com formato semelhante ao do rabanete é um dos alimentos mais nutritivos que existem. “Os diversos nutrientes do Ginseng do Andes, como também é conhecido este superfood, atuam na prevenção e tratamento de algumas doenças”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde.

A maca é nativa do local com menos quantidade de vegetação e mais alto da Cordilheira dos Andes, extraída de uma altitude superior a 4 km, onde as temperaturas são extremas – com calor intenso pela manhã a noites frias com geadas e ventanias, e o oxigênio é escasso.

Auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, devido ao ômega 9, que reduz os níveis de colesterol total e LDL e aumenta os de HDL-colesterol. “A maca também é boa fonte de ômega 3, que possui leve efeito vasodilatador, ajudando a diminuir a pressão arterial e regularizando os níveis de colesterol. Apresenta, ainda, efeito anti- inflamatório, podendo aliviar dores nas articulações”, afirma a nutricionista.

Este superalimento pode ser um reforço também no tratamento de anemia, por ser fonte de ferro, componente da hemoglobina, que atua no transporte de oxigênio em nosso organismo. “Vale ressaltar que a quantidade deste mineral presente no Ginseng dos Andes é do tipo não heme, uma forma mais difícil de ser absorvida por nosso organismo. Para otimizar sua absorção, recomenda-se também consumir um alimento rico em vitamina C, como as frutas cítricas, na mesma refeição”, completa a nutricionista.

Tida como um alimento afrodisíaco, a maca possui vitamina E, que participa da produção de hormônios sexuais, magnésio, mineral importante para a produção de hormônios sexuais neurotransmissores, que causam a sensação de prazer, e zinco, que promove modulação dos níveis de testosterona e da produção de sêmen. Nas mulheres, a deficiência deste pode levar à falha na ovulação e diminuição da libido. Aos homens, podem causar impotência.

Por ser rica em carboidrato, principal nutriente responsável pelo fornecimento de energia ao nosso organismo, a maca atua como um tônico que combate o cansaço e a fadiga. “É fonte, ainda, de vitaminas do complexo B, que participam de reações relacionadas à produção de energia no organismo”, afirma a nutricionista.

Entre suas múltiplas funções, podemos também ressaltar o fortalecimento da imunidade. Isso porque é fonte de arginina, que participa da divisão celular e cicatrização de feridas, lisina, relacionada à inibição da proliferação viral, vitamina C, que atua diretamente na reconstituição dos leucócitos (células de defesa), aumentando a resistência a infecções, e fitosteróis, como o sitosterol e campesterol, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

É, também, fonte de cálcio e magnésio, minerais essenciais à saúde óssea e, por isso, pode prevenir e tratar a osteoporose.

A farinha de maca pode ser adicionada em sucos, vitaminas, frutas e outras preparações. Recomenda-se o consumo de duas colheres de sopa.

Leia mais em: ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Parceiros
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd