Coleta de exame de sangue: desmistificando o jejum

exame_sangue_jejum_vida_equilibrioTodo exame de sangue com jejum exige um período de pelo menos 8 a 12 horas sem ingestão de alimentos, certo? Errado. Esse é um mito construído ao longo dos anos e que, muitas vezes, leva a um desconforto desnecessário. Na verdade, muitos exames podem ser realizados com apenas três horas de jejum. Entre os mais solicitados pelos médicos, a maioria dos exames pode ser feita com esse intervalo de jejum, como hemograma, creatinina, ácido úrico, T4 livre, T4 e T3. Para alguns desses exames, o jejum nem é obrigatório, sendo recomendado apenas evitar refeições mais “pesadas”.
O assessor médico na área de bioquímica clínica do Fleury Medicina e Saúde, Nairo Sumita, explica que o tempo clássico de 12 horas foi definido com base no tempo máximo que uma pessoa normal levaria para metabolizar todo o alimento ingerido na última refeição. Os valores de referência dos exames foram estabelecidos com base em um grupo de pessoas nesse estado de jejum.
“Hoje, sabemos que cada pessoa tem um metabolismo diferente. Por isso, atualmente, a maioria dos exames pede, no mínimo, três horas de jejum. Entendemos que, em média, uma pessoa já metabolizou grande parte do alimento ingerido nesse período”, explica Sumita.

No entanto, há exceções. Em situações especiais o médico pode solicitar exames duas horas após a refeição: são os denominados exames em estado pós-prandial, por exemplo, muito comum em pacientes diabéticos para controle do nível de glicose após a alimentação. Nesse caso, o médico faz a solicitação por escrito. Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de oito horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides e, também, é preciso evitar atividade física vigorosa por 24 horas antes do exame e não ingerir bebidas alcoólicas nas 72 horas que antecedem a coleta de sangue.
Para glicose e perfil lipídico, a orientação é de que o tempo de jejum nunca ultrapasse as 14 horas. “Depois desse tempo o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura e proteína, alterando os parâmetros laboratoriais”, alerta Nairo Sumita.

Horários alternativos

Ao conhecer um pouco sobre a necessidade do jejum para coleta de exame de sangue, a pessoa pode organizar sua agenda de forma mais confortável. Além de evitar uma longa dieta ao fazer o jejum noturno, quem quiser pode optar por fazer os exames na hora do almoço ou no fim do dia, bem como em horários alternativos na parte da tarde. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, este período normalmente está um pouco mais tranquilo de trânsito.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment