Como diferenciar problemas no fígado, estômago e intestino

51aQuando um indivíduo está com má digestão frequente ou dores na região abdominal é sinal de que está na hora de procurar ajuda médica. Como orientação para quem passa por esse tipo de problema, o fitoterápico Eparema®, produzido pelo laboratório Takeda, reuniu o tratamento para os principais sintomas e causas de problemas dos três órgãos (fígado, estômago e intestino) auxiliando em casos de um desses distúrbios.

“O indivíduo pode apresentar desde problemas mais sérios a mais amenos em diferentes órgãos. Embora o tratamento seja bem distinto em cada caso, é preciso atenção redobrada, pois os primeiros sintomas são bem parecidos não só entre eles, mas no limite entre o que é considerado grave e ‘comum’”, explica a nutricionista especialista em fitoterapia e consultora da Takeda, Vanderlí Marchiori.

De acordo com a nutricionista, as principais causas para problemas no fígado são má alimentação e consumo inadequado de bebidas alcoólicas e medicamentos. “Quando há um desses fatores, os primeiros sintomas são boca amarga, gases, náusea e, posteriormente, dores abdominais do lado direito, barriga inchada e cor amarelada na pele e nos olhos”, diz Vanderlí.

Quando se fala de alimentação inadequada, falta de mastigação e excessos no consumo de frituras e refrigerantes, logo se remete ao estômago. Nesses casos, o indivíduo que apresenta enjoos, má digestão, dores abdominais e refluxo deve estar atento e fazer algumas prevenções.

“O primeiro passo é mudar a alimentação, optando por não consumir refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras e alimentos muito doces ou ácidos. Também é importante mastigar bem devagar. Em fortes crises, um purê de batata, carne moída e verduras cozidas podem ser boas opções”, afirma a nutricionista.

Os problemas no intestino podem surgir por alterações fisiológicas, falta de fibras ou falta de água na alimentação. Segundo Vanderlí, quem tem fortes dores abdominais, prisão de ventre ou diarreia, provavelmente poderá apresentar alguma falha no intestino.

“Nesses casos, além do acompanhamento médico, é importante fazer exercícios físicos, evitar o consumo de frituras e optar por verduras e frutas cruas e com cascas. Ingerir mais farelo de aveia ou de trigo e, em casos de intestino preso, beber muita água e usar fitoterápicos à base de erva doce, funcho, ruibarbo, sene ou cáscara sagrada”, finaliza.

PING-PONG SOBRE O FÍGADO, INTESTINO E ESTÔMAGO

Nutricionista especialista em fitoterapia Vanderlí Marchiori.

Quais são as principais funções de cada órgão no processo digestivo?

Fígado: Filtrar e armazenar nutrientes. É um dos órgãos do sistema digestório mais importantes porque tem a função de metabolizar e armazenar os nutrientes que precisam ser absorvidos na próxima etapa da digestão.

Estômago: Responsável pela quebra química de nutrientes. O órgão separa o que não foi mastigado e prepara o bolo alimentar para ser absorvido pelo intestino.

Intestino: Absorve nutrientes necessários que estão presentes no bolo alimentar.

Quais são os principais sintomas de possíveis problemas em cada órgão?

Fígado: Dor abdominal do lado direito, barriga inchada e cor amarelada na pele e nos olhos. Boca amarga, má digestão, gases superiores (como arrotos), náusea e vômitos.

Estômago: Enjoo, má digestão, dores abdominais e arrotos com refluxo.

Intestino: Enjoo, fortes dores abdominais, prisão de ventre com distensão ou diarreia.

Quais são as principais causas para os problemas de cada órgão?

Fígado: Má alimentação e consumo inadequado de bebidas alcoólicas e medicamentos.

Estômago: Alimentação e mastigação inadequadas, excesso de refrigerante etc.

Intestino: Alterações fisiológicas ou falta de fibras e água na alimentação.

Quais são as primeiras medidas em casos de sintomas nos órgãos?

Fígado: Evitar o consumo de gorduras, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados. Optar por caldos e sopas, verduras, frutas e legumes cozidos. Muito descanso.

Estômago: Evitar o consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas, doces e alimentos ácidos. Comer a cada três horas e mastigar muito bem e devagar.

Intestino: Prática de exercícios físicos, consumo de verduras, frutas cruas e com cascas, farelo de aveia ou de trigo. Tomar muita água. Evitar frituras e gorduras.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment