Como se preparar para um inverno sem alergias

Começou o inverno, a estação mais fria do ano. Além da preocupação com gripes e resfriados típicos da estação, é importante estar atento ao aparecimento das alergias. A World Allergy Organization afirma que as doenças alérgicas afetam de 30 a 40% da população mundial e que as alergias comuns, como rinite e urticária, atingem mais de 10% das crianças e mais de 20% dos adolescentes em todo o mundo.

Os sintomas de gripes e resfriados são muitas vezes confundidos com os da Alergia.  Quem sofre de rinite alérgica, por exemplo, têm espirros, coriza, coceira no nariz e nos olhos, olhos vermelhos e nariz entupido; mas não apresenta febre ou dor no corpo, nem oferece risco de contágio, diferentemente dos resfriados.

Com as baixas temperaturas, no inverno os dias podem ser mais úmidos, com chuvas e neblina, ou mais secos com baixa umidade relativa do ar. Nos dias chuvosos faz menos sol e por isso é comum manter as janelas fechadas, o que facilita a proliferação do mofo e o aumento da população de ácaros nas residências. Já em dias secos, o índice de poluição aumenta, podendo ocasionar uma potente irritação para o nariz e intensificação dos sintomas da alergia, um verdadeiro perigo para os alérgicos.

Para evitar ataques de alergias, como os da rinite alérgica, é importante tomar alguns cuidados simples, explica a Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora  da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), “Casacos e blusas de lã, companheiros nessa luta contra o frio, devem ser lavados antes de serem usados, pois por estarem há tempos no armário, acumularam fungos e ácaros. Manter as janelas abertas apesar do frio ajuda na circulação do ar e higiene do ambiente. Em dias secos, tomar muita água é fundamental, higienizar o nariz com soros também pode ajudar. E os animais de estimação não devem ficar circulando pelo quarto do alérgico.” E complementa, “mesmo com o controle de fatores desencadeantes de alergias no ambiente, o médico poderá ainda receitar medicamentos para controle dos sintomas, como anti-histamínicos e corticosteróides intranasais.”

O anti-histamínico loratadina, por exemplo, está entre os mais recomendados, pois proporciona alívio dos sintomas por 24 horas sem causar sonolência.

Redação Vida Equilíbrio

 

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment