27 de junho de 2012 | Saúde

Consumo de carne vermelha pode trazer benefícios ao organismo

Rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, a carne vermelha é fonte essencial ao corpo e pode ser consumida diariamente

carne

Foto: Corbis

O assunto é polêmico e os benefícios e malefícios da carne vermelha devem ser avaliados de acordo com o bem-estar de cada pessoa, sempre com o acompanhamento de um médico nutrólogo. Mas é preciso levar em conta que este tipo de carne é rico em proteínas, vitaminas e saís mineiras, essenciais ao corpo humano.

Para explicar o assunto, o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, aponta os efeitos deste alimento na rotina das pessoas e suas principais características para uma vida mais saudável. “As carnes vermelhas são alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico e em minerais, além de conterem substâncias importantes como Ferro e Vitamina B12, por isso devem ser consumidas diariamente”, explica Dr. Durval.

Cortes magros e carne “ao ponto”

As carnes de gado, porco ou até mesmo ovelha, consideradas vermelhas, não têm um substituto único que contenha todas as suas vitaminas. Por isso, elas são indicadas para consumo diário em pessoas com saúde considerada normal. A ressalva serve para o tipo de corte: “A opção deve ser dada aos chamados cortes magros, com menos gordura aparente. Além disso, o consumo ideal é da carne considerada ‘ao ponto’, pois a parte tostada na brasa é rica em substâncias nocivas à saúde, expondo a doenças como parasitoses”, completa Dr. Durval.

O consumo de carnes preparadas ‘ao ponto’ não oferece riscos e podem ser excelentes fontes de proteína de alto valor biológico e de ferro, sendo opções saudáveis para dietas balanceadas. Já a carne tostada contém substâncias da classe dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, tais como o 3-4 benzopireno – considerado um dos mais potentes agentes cancerígenos.

A atenção deve ser dobrada com carnes processadas, como linguiça, salsicha, salame, mortadela, presunto e bacon, que por conta do excesso de sal e conservantes causam efeitos negativos à saúde. “A carne vermelha, quando bem escolhida – sem a presença de antibióticos e hormônios -, assada ou grelhada, contribui para o fornecimento adequado das necessidades protéicas de todas as células do corpo humano”, confirma o médico nutrólogo da ABRAN.

O importante, em uma dieta balanceada com carne vermelha, é respeitar os cuidados e os limites na alimentação. Dr. Durval explica que a recomendação deve ser feita por um médico nutrólogo, de acordo com as necessidades de cada indivíduo, considerando idade, sexo, atividade esportiva, valor energético, estado nutricional, entre outros fatores.

Cinco ótimos motivos para comer carne vermelha:

  1. Rica em proteínas, a carne vermelha possui altos teores de fosfato e aminoácidos, que ajudam a aumentar a força e a predisposição muscular.
  2. Rica também em mioglobulina, que transporta o oxigênio para as células musculares, permitindo exercícios mais intensos, maior clareza mental e sensação de bem-estar.
  3. Possui creatina, que ajuda a restaurar ATP (adenosina trifosfato) após o esforço muscular
  4. Alimento de efeito antidepressivo, pois conta com alta concentração de fenilalanina.
  5. Contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12

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