Criolipólise exige cuidados e atenção

10bCom o avanço da tecnologia, atualmente existem diversos tratamentos estéticos que melhoram a aparência da pele, ou até mesmo, eliminam aquela gordura localizada que tanto incomoda. Dentre os procedimentos mais modernos está a criolipólise que permite a destruição das células de gordura por meio do resfriamento controlado da pele. “O médico escolhe a região a ser tratada e posiciona o aparelho, que promove uma sucção a vácuo da pele entre dois paineis. A pele tracionada é congelada durante cerca de uma hora a uma temperatura aproximada de -5°C a -10°C”, afirma Dra. Carolina Marçon, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A médica explica que a gordura sofre cristalização, as células adiposas são destruídas, e, posteriormente, eliminadas pelo sistema imunológico via sistema linfático. “É um procedimento não invasivo, sem cortes, sem uso de agulhas ou necessidade de anestesia. O paciente pode retomar a rotina imediatamente após a aplicação.”

De acordo com Dra. Carolina, o tratamento é eficaz e seguro, desde que seja realizado por um médico experiente, com um aparelho de boa qualidade: “É necessária atenção, pois complicações decorrentes do mau uso do método tem se tornado cada vez mais frequentes. Caso seja realizado de forma inadequada e com aparelhos sem qualidade ou manutenção indevida, o procedimento pode levar a formação de bolhas, inflamação e cicatrizes definitivas”. A especialista conta que os aparelhos de boa qualidade têm um custo alto e, portanto, deve-se desconfiar da discrepância de valores e preços muito baixos. “O ideal é certificar-se de que o profissional que realizará o procedimento é um médico especialista”, alerta a dermatologista.

“O método não é doloroso, gera apenas desconforto pelo tracionamento da pele. A região tratada pode ficar avermelhada, inchada e dolorida, mas essas reações desaparecem em poucos dias. Podem permanecer também, por algumas semanas, um discreto desconforto local e alterações de sensibilidade”, ressalta Dra. Carolina.

Quanto aos benefícios, a médica explica que os primeiros resultados aparecem entre seis a oito semanas após a aplicação, sendo que a gordura continua a ser eliminada por até quatro meses. A médica diz que são recomendadas de duas a três sessões com intervalos mínimos de dois meses e no máximo três sessões por ano. A redução esperada da quantidade de gordura é de 18 a 33% por área tratada. A drenagem linfática durante o tratamento é recomendada para acelerar o processo e potencializar os resultados.

A criolipólise pode ser realizada no abdômen, flancos, costas, coxas, braços e culotes. Segundo Dra. Carolina, “o método é indicado para pessoas saudáveis que desejam a redução de uma área pequena de gordura localizada. Pacientes que estão dentro da faixa de peso ideal, que se exercitam e tem hábitos alimentares saudáveis, mas mantém pequenas áreas indesejáveis de gordura localizada refratária. Lembrando que o tratamento não é para emagrecer.”

O procedimento é contraindicado para pessoas obesas e/ou com sobrepeso; com diabetes descontrolada; que passaram por cirurgias recentes; que possuem hérnia no local a ser tratado; pessoas que têm implantes metálicos; com doenças cardíacas; gestantes e pessoas com alta sensibilidade ao frio e/ou que tenham crioglobulinemia (doença relacionada ao frio).

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment