Cuidados com a coluna na hora de praticar esportes ou atividades físicas

coluna vertebral

Foto: Corbis

Evidentemente, no início de qualquer prática física, alguns músculos do corpo não estão acostumados a receber o impacto e podem “chiar” no começo. Desta maneira, é fundamental se exercitar de forma mais leve e, antes disso, realizar alongamentos com o intuito de deixar os músculos mais flexíveis e com maior capacidade de absorção da carga.

Na avaliação do neurocirurgião João Luiz Pinheiro Franco, especialista em coluna e revisor científico internacional do jornal norte americano de coluna Spine e do jornal europeu de coluna European Spine Journal, as pessoas que ficam muito tempo sem fazer atividades físicas podem, muitas vezes, ter os músculos encurtados. “É muito importante procurar a orientação de um fisioterapeuta ou professor de educação física para realizar este preparo”, afirma o médico.

E para quem teve hérnia de disco, há algum esporte proibido? Na opinião do especialista é necessária uma avaliação médica criteriosa para saber se o paciente pode praticar esportes. “Casos mais antigos, mas controlados, podem, com muito maior chance, praticar atividades físicas. No entanto, a preferência é que sejam esportes de menor impacto, caso da natação que é indicado até na fase de reabilitação, alguns meses após uma cirurgia de coluna ou para a manutenção de uma boa musculatura das costas para aqueles que já saíram da fase aguda de dor”, indica o especialista.

E aos halterofilistas, alguma recomendação? De acordo com Dr. João Luis Pinheiro Franco, os pesos podem ser utilizados, desde que com supervisão médica. “Pessoas que tenham antecedentes de dores nas costas, hérnias de disco, problemas de coluna ou antecedentes familiares de problemas de coluna (pai, mãe, etc) devem se aconselhar com especialistas antes de iniciarem a prática”, alerta ele.

Todavia, mesmo com todas as precauções, muita gente pode “travar a coluna” na hora que vai exercer alguma atividade. Se isso acontecer, o especialista indica uma série de procedimentos: a primeira medida é não se desesperar. Posteriormente, procurar uma posição mais confortável, isto é, que sinta menos dor. Massagens na hora, nem pensar! Seria bom ingerir algum relaxante muscular e antiinflamatórios para um alívio inicial. Se não houver melhora substancial, é salutar procurar a ajuda de um especialista.

Em casos mais graves, quando o praticante de atividade física tiver algum acidente o um trauma mais forte, o mais indicado é não mexer no paciente e conduzi-lo, com auxílio de profissionais especializados, ao Pronto Atendimento. “O mais importante é que o paciente não se movimente muito para não agravar a situação”, finaliza o médico.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment