Cuide da saúde do seu coração com alimentação equilibrada

coração

Foto: Corbis

Na Semana do Coração, vale a pena refletir sobre o que você está fazendo pela saúde do principal órgão do corpo. Herança genética também influencia na saúde cardiovascular, mas os principais fatores de risco são consequências da má alimentação, como colesterol alto e excesso de peso.

De acordo com o Ministério da Saúde esse tipo de doença é responsável por 30% das causas de morte no Brasil e já configura um problema de saúde pública. O nutrólogo e cardiologista, diretor do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), Daniel Magnoni, explica que os problemas mais comuns são enfarte do miocárdio, angina no peito, aterosclerose, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e elevado índice de colesterol (tipo de gordura presente no sangue).

Para evitá-los, Magnoni recomenda dieta equilibrada – aliada aos exercícios físicos – como forma de proteger o coração e evitar o uso de medicamentos. “Muitos nutrientes, como fitoesterol e ômega 3, encontrados em alimentos, protegem o coração e evitam o agravamento do quadro. Mesmo quando o uso de remédio é indicado, seguir uma dieta adequada é imprescindível para controlar a doença. Em casos menos graves, só com a reeducação alimentar já se obtém resultados positivos”, destaca.

Alimente o coração de coisas boas

O cardiologista recomenda: a ingestão excessiva de gorduras ruins (saturadas) pode ser o maior incentivador da doença cardiovascular. Por outro lado, a ingestão de gordura monoisaturada e poliinsaturada são maneiras eficientes de prevenir esse quadro.

“A gordura monoinsaturada reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e pode estar presente no abacate, nas nozes e sementes oleaginosas – girassol, gergelim e linhaça. A poliinsaturada, porém, é composta pelos ácidos graxos que diminuem de forma ainda mais efetiva o colesterol ruim (LDL) – ômega 3 (ácido alfa-linolênico) e 6 (ácido linoléico) – e pode ser encontrada nos peixes, em óleos vegetais e seus derivados, como margarinas e maioneses.”

Confira a lista dos amigos do coração, recomendados pelo nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni:

  • Gorduras Poliinsaturadas (Omega 3 e Ômega 6): diminui o risco de eventos cardiovasculares
    Onde encontrar: nozes, castanhas, óleos vegetais, creme vegetal, maioneses e peixes;
  • Fitoesterol: auxilia na redução da absorção do colesterol dietético
    Onde encontrar: frutas, legumes, verduras, margarinas enriquecidas, arroz integral, semente de gergelim e de soja;
  • Fibras: reduzem colesterol do sangue, aumenta saciedade contribuindo para evitar o diabete e a obesidade
    Onde encontrar: cereais integrais, linhaça, aveia, quinoa, amaranto, hortaliças e frutas;
  • Flavonóide: permite o fluxo constante de oxigênio, dióxido de carbono e de nutrientes essenciais, evita a formação de coágulos e contribui na redução da pressão arterial
    Onde encontrar: suco de uva, amora, jabuticaba, mirtilo, cranberry, blueberry, frutas cítricas, chá verde, cacau, alho, cebola, brócolis, orégano, semente de girassol;
  • Carotenóides: possui ação preventiva nos estágios iniciais da formação de placas de gordura
    Onde encontrar: tomate maduro, melancia, mamão, manga, goiaba, cenoura, abóbora, açafrão, páprica, pimenta vermelha;
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment