Doença silenciosa pode causar a perda dentária em até 75% da população brasileira se não for tratada

boca dentes mulher

Foto: Corbis

De acordo com estudos do Ministério da Saúde (MS), mais de 75% da população brasileira entre 35 a 44 anos tem problemas na gengiva. A gengivite é caracterizada pela inflamação da gengiva, que pode afetar os ossos que dão sustentação aos dentes, causada pela placa bacteriana (ou biofilme), uma película viscosa e sem cor que se forma constantemente na boca e que pode ser facilmente removida pela escovação. Trata-se de uma doença silenciosa, que não provoca dor no estágio inicial, avança lentamente e pode causar danos irreversíveis, levando, em estágios mais avançados, à dor e desconforto. Medidas simples, como a escovação e o uso do fio dental, além da visita ao dentista regularmente, podem evitar o agravamento deste quadro.

A gengivite é resultado do acúmulo de placa bacteriana na linha da gengiva e pode ser facilmente tratada em seu estado inicial, evitando sangramentos e incômodos causados pelo inchaço. “O sangramento é o primeiro sinal da gengivite e o processo da inflamação pode ser revertido sem sequelas, desde que o osso e o tecido conjuntivo, que seguram os dentes, não tenham sido atingidos”, explica o Prof. Dr. Giuseppe A. Romito, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Periodontologia – Sobrape (2008-2010) – e Professor Titular da disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). No estágio avançado, a gengivite pode evoluir para a periodontite, afetando a gengiva que começa a se soltar e a retrair dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, destruindo as fibras de sustentação dos dentes e o próprio osso.

“As fibras de sustentação e o osso podem ser destruídos e os dentes ficarem abalados, ou seja, com mobilidade”, completa Dr. Giuseppe. De acordo com a Declaração de Consenso do Painel Internacional de Saúde Sistêmica2, publicada em uma revista científica internacional – a Inside Dentistry –, as bactérias causadoras da gengivite e da periodontite podem entrar na circulação sanguínea e contribuir para uma inflamação sistêmica, que por sua vez, pode ser associada com doenças sistêmicas, tais como o Diabetes, Doença Cardíaca Coronariana (DCC), Doença Arterial Periférica (DAP) e Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico.

Sinais e sintomas da gengivite

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível, que pode sangrar durante a escovação e o uso de fio dental. Uma boa higiene bucal é essencial para prevenir e tratar os sintomas da gengivite.

A limpeza profissional também é extremamente importante, pois, uma vez que a placa bacteriana se acumula e endurece, causa o aparecimento do tártaro. Apenas o dentista ou o higienista pode removê-lo.

Como prevenir a gengivite:

  • A correta higiene bucal, com o uso apropriado do creme dental, da escova, do fio dental e do enxaguante bucal, remove a placa bacteriana e previne o aparecimento do tártaro.
  • Uma alimentação com equilíbrio nutricional garante a manutenção da saúde do osso da arcada dos dentes.
  • O fumo e outras formas de tabaco agravam a gengivite.
  • Ir ao dentista regularmente mantém a saúde dos dentes e da boca.
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment