Equitação Lúdica: Interação com o cavalo ativa áreas do cérebro responsáveis pelo desempenho educacional

equitacao ludica

Foto: Paulo Bezerra Jr.

A prática da equitação lúdica, na qual a criança realiza atividades junto com o cavalo, faz com que seu processo evolutivo seja aprimorado, principalmente no começo da infância, entre os 2 e 8 anos de idade, quando o desenvolvimento do cérebro é intenso. Os principais objetivos da atividade é buscar as potencialidades de cada criança, aperfeiçoar suas habilidades motoras e trabalhar a autoconfiança.

“Durante a prática, além de ser estimulada com brinquedos educativos, a criança montada no cavalo irá receber de 1800 a 2200 estímulos cerebrais, devido ao deslocamento tridimensional do animal, que faz com que o corpo da criança realize movimentos automáticos de adaptação ao movimento do cavalo. Os estímulos chegam ao sistema nervoso central, por meio da medula espinhal, e colaboram com o processo evolutivo e para o melhor desempenho do aprendizado”, explica a fisioterapeuta Letícia Junqueira.

Isto ocorre porque os estímulos cerebrais que chegam ao sistema nervoso atingem uma parte do cérebro que é responsável pela cognição e o equilíbrio (o sistema vestibular). Com isso, reações de aprendizado e noções de equilíbrio são estimuladas na criança.

A equitação lúdica faz uso de diferentes artifícios, como brinquedos e jogos educativos, para estimular a criança, que terá o cavalo como referencial, buscando conhecer seus limites e fortalezas. “Ao alimentá-lo, por exemplo, ela percebe que o animal tem necessidades essenciais parecidas com as dela, como de alimentação e higiene. Ao tocar, brincar e conduzir um ser maior e mais forte que ela, a criança tem a sensação de poder e isso aumenta sua autoestima”, afirma Letícia.

A atividade é recomendada para qualquer criança entre 2 e 8 anos de idade, pois além de mudanças nos hábitos do dia a dia, como na alimentação, a prática pode ajudar na melhoria da concentração, coordenação motora, sensibilidade, formação de caráter e autoestima. A equitação lúdica deve ser feita de uma a três vezes na semana. Os primeiros resultados aparecem a partir do terceiro mês.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment