Estudo comprova eficácia da colonoscopia contra o câncer de intestino

barriga

Foto: Corbis

Um estudo divulgado em no mês passado revelou que a colonoscopia, exame que utiliza uma câmera que permite visualizar internamente o intestino e encontrar possíveis sinais de tumores, é capaz de prevenir o câncer de intestino e reduzir até pela metade o número de mortes pela doença.

Segundo o médico coloproctologista João Gomes Netinho, professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e especialista em doenças do aparelho digestivo, cólon, reto e ânus, o câncer de intestino é uma doença silenciosa que pode ser facilmente evitada. Ele se desenvolve a partir de pequenas lesões benignas chamadas de pólipos que surgem no intestino.

O câncer de intestino é o terceiro mais incidente na população brasileira e estima-se que 30 mil novos casos sejam detectados neste ano. Recentemente a apresentadora Hebe Camargo foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um tumor do intestino. Parte do intestino da apresentadora foi retirada durante a cirurgia.

O estudo foi realizado por pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, nos EUA. Foram acompanhados 2602 pacientes, divididos em dois grupos, durante mais de 20 anos. Foi observado que o grupo que fez colonoscopia teve um índice de mortes reduzido pela metade, comparado ao grupo que não fez os exames.
Netinho explica que quando os pólipos são encontrados precocemente e retirados o mais rápido possível, as chances de desenvolvimento do câncer é mínima. Segundo o médico, a colonoscopia possibilita agir antes do câncer se instalar no organismo.

“O estudo realizado pelo instituto de Nova York é muito valioso porque qualifica os benefícios em longo prazo da prevenção pela retirada dos pólipos intestinais graças ao exame”, esclarece o médico que recomenda que o procedimento seja feito regularmente em pacientes com mais de 50 anos que tenham ou não casos de câncer na família e em pacientes com hábitos alimentares pouco saudáveis.

Alimentação correta
Hábitos de vida saudáveis podem também reduzir as chances de desenvolvimento de tumores no intestino. Netinho garante que é relação entre a alimentação e a incidência de casos de câncer de intestino é grande.

“As fibras são responsáveis pelo funcionamento adequado do organismo. Pessoas com intestino preso consomem menor quantidade de fibras, o que faz com que as fezes e substâncias carcinógenas tenham contato com a parede do intestino por mais tempo. Isso pode causar lesões nas paredes do intestino, aumentando as chances de desenvolvimento da doença”, conclui.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment