Exercícios físicos – aliados no combate à depressão

training-828726_1280

A depressão é uma doença bastante grave que afeta inúmeras pessoas ao redor do mundo. Estima-se que 24 milhões de latino-americanos sofram desse mal.

Somente quem sofre com a depressão sabe como é difícil lidar com a doença. A falta de disposição e insatisfação pessoal não as deixa realizar tarefas simples do dia-a-dia. Algumas pessoas, inclusive, não conseguem mais trabalhar normalmente. Isso acontece porque o cérebro de pessoas portadoras do transtorno não produz a quantia correta de um neurotransmissor importante para a sensação de bem-estar, bom humor e disposição, a serotonina.
O transtorno necessita de acompanhamento médico para ser tratado e seus sintomas (como a falta de ânimo, indisposição e irritabilidade) jamais devem ser confundidos com preguiça e falta de boa vontade!
Por mais que a depressão cause falta de ânimo e de energia, a prática de exercício físico pode ser um fator crucial no tratamento e combate aos sintomas da doença.
Ao praticar algum tipo de exercício físico, o corpo humano libera uma substância denominada endorfina, que é considerada como um “analgésico natural”, e que também é responsável pela sensação de bem-estar. Ou seja, o exercício age no cérebro de uma forma similar aos antidepressivos. Há um aumento das monoaminas, neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. Há evidências, inclusive, de que a prática de atividades físicas inibe a produção de cortisol, hormônio do estresse.
Os exercícios mais indicados para auxiliar no tratamento contra a depressão são os aeróbicos, que ativam de 60% a 80% da frequência cardíaca máxima do indivíduo.
A frequência da prática de exercícios pode ser diária, mas não deve ser menor que três vezes na semana para se sentir os benefícios.
Além de todas essas explicações científicas contra os sintomas da depressão, as consequências de exercitar-se com regularidade ultrapassam isso tudo. É um excelente redutor de estresse, é relaxante, é um momento para você esquecer dos problemas, se distrair e focar no bem-estar da pessoa mais importante do mundo, você!
Contudo, para iniciar as suas atividades físicas, você deve procurar um profissional de saúde para auxiliar a encontrar atividades que sejam prazerosas para você. Isso inclui desde levar o cãozinho para dar uma volta, brincar com os filhos no playground, caminhar até o mercado etc. Não pressione a si mesmo, o exercício não deve ser encarado como uma obrigação, e sim uma fuga do estresse, um momento só seu.
Não exceda seus limites, trinta minutos diários de exercício já são o suficiente, apenas faça mais caso sinta que há a necessidade.
E o mais importante, não desanime! Mesmo que não consiga se exercitar com a frequência planejada, pense em sua evolução contra a depressão como sendo uma caminhada, dando um passo de cada vez.
É válido ressaltar que a prática de exercícios aliviam os sintomas da depressão, mas não substituem a ida ao médico. A ajuda médica é imprescindível para que você consiga o melhor tratamento para você!

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment