Fisioterapia especializada é fundamental para pacientes com autismo

autismo_fisioterpia_vida_equilibrioO autismo, também denominado de Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica, ainda sem uma etiologia específica. Estudos sugerem a presença de alguns fatores genéticos e neurobiológicos que podem estar associados à doença (anomalia anatômica ou fisiológica do sistema nervoso central; problemas constitucionais inatos, predeterminados biologicamente). O fisioterapeuta do Centro de Qualidade de Vida, Raphael Vilela, diz que fatores de risco psicossociais também estão associados. “Nas diferentes expressões do quadro clínico, diversos sinais e sintomas podem estar ou não presentes, mas as características de isolamento e imutabilidade de condutas estão sempre presentes”, revela.

A fisioterapia desempenha um papel fundamental no processo de reabilitação da criança com autismo. “Os fisioterapeutas podem atuar na melhoria das habilidades motoras básicas como engatinhar, sentar, ficar de pé, andar e saltar”, diz Raphael. Os profissionais também podem fazer um trabalho de orientação com os pais ensinando algumas atividades para ajudar a criança adquirir força muscular, coordenação e habilidades físicas.

Em ambientes escolares, fisioterapeutas podem juntar-se aos Educadores Físicos e desenvolver atividades, para que essas crianças possam participar do grupo sem se sentirem excluídas, dando apoio, adaptando tarefas, diminuindo expectativas e, evitando dessa maneira, frustrações. Esse trabalho também poderá ser realizado com professores de educação especial, professores de ginástica e pais, fornecendo a inclusão e ferramentas para a construção de competências sociais.

O tratamento para adultos com autismo também é fundamental, pois trazem imensos ganhos ao indivíduo. No caso do adulto ou idoso, o tratamento é um pouco diferente do que ocorre na educação infantil, pois foca-se na reabilitação para que possa atuar no mercado de trabalho, no lazer, na saúde pessoal, aprimorando assim habilidades funcionais e de autocuidado.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment