Futebol e o Joelho

joelhoNão são poucos os casos de jogadores de futebol profissionais e amadores que lesionam o joelho, alguns gravemente, durante uma partida. Diferentes fatores contribuem para que essa modalidade esportiva esteja entre as mais arriscadas para a saúde do joelho, entre eles, o rápido movimento dos jogadores e as travas das chuteiras.

Dr. Geraldo Granata Junior, ortopedista especialista em joelhos e diretor clínico do CTJ – Centro de Tratamento do Joelho afirma que “um dos principais riscos para os joelhos acontece quando o corpo gira com a base fixa, algo comum no futebol de grama, uma vez que as travas da chuteira podem fazer com que os pés não girem tão rápido quanto o movimento do corpo, em uma arrancada ou em uma disputa de bola, fazendo com que a articulação do joelho gire, esticando os ligamentos em demasia, provocando o seu rompimento, ou ainda rasgando o menisco se o movimento fizer com que o osso passe sobre ele”.

Outro momento que durante a partida o risco de lesão do joelho aumenta é durante as disputas de bolas, entradas muito fortes são perigosas porque, geralmente, a pessoa atingida não está preparada para receber o impacto, o que pode forçar as articulações em demasia.

Para manter a saúde dos joelhos é recomendável adotar os alongamentos e fortalecimento dessa região, para os jogadores de futebol é interessante antes de comprar as chuteiras avaliar as travas – borracha ou alumínio – em relação ao tipo de piso e posição que costuma jogar.

As travas de borracha são mais utilizadas para campos de grama baixa, média, artificial ou society. Para pisos com grama alta ou molhados as mais utilizadas são as com travas de alumínio, pois oferecem melhor aderência. A posição que costuma jogar também influência, uma vez que os de meio do campo e laterais precisam se movimentar mais dos que os que atuam como goleiros, zagueiros e atacantes que precisam de freadas mais bruscas e arrancadas de velocidade.

Dr. Geraldo conclui “para que o futebol possa ser jogado com menor risco aos joelhos, deve-se trabalhar os movimentos, a musculatura, o equilíbrio, saber cair, rodar e até saber como levar uma pancada. Uma conversa com o especialista é um bom começo para manter a saúde dos joelhos e um bom desempenho nos jogos”.

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment