Gula, fome ou simples compulsão?

Quem nunca burlou a dieta (ou ao menos pensou nisso) ao se deparar com um bolo confeitado, piscando e pedindo para ser comido? Pois é, isso pode não ser apenas gula. Pode ser compulsão. Mas como diferenciar uma coisa da outra?

A compulsão exige que o desejo por comida seja satisfeito na hora. Então comidas prontas, fast-foods e afins são os mais procurados por quem sofre disto. E lá vem o dilema: todos sabem que esses alimentos são mega calóricos, portanto, o resultado inevitável é engordar e prejudicar a saúde. Com o excesso de peso vem as dietas – bem restritivas, por sinal -, e o indivíduo pode cair em tentação quando vir o saboroso bolo confeitado: e iniciar o ciclo de compulsão novamente. Um exemplo de gula é querer repetir um prato de lasanha ou de sobremesa mesmo estando satisfeito. Bem diferente da compulsão. “Notamos que a maioria dos pacientes que ficam um mês sem comer chocolate acabam comendo uma barra inteira quando se deparam com uma. Por isso, profissionais que trabalham com transtornos alimentares não são a favor de dietas, e sim da reeducação alimentar”, explica Marjorie Vicente, especialista em psicologia da imagem.

Lembrete: não são apenas os gordinhos que podem sofrer de compulsão. Algumas pessoas não têm tendência a engordar, mas ainda assim podem ser compulsivos.

Descubra se o que você tem é apenas gula ou algo mais:

– Empanturrar-se sem ter fome nenhuma;

– Comer rápido sem notar o sabor e achar que precisa de grandes quantidades;

– Optar por fazer as “farras” quando está sozinho. “Assim, a pessoa não tem o olhar alheio como uma forma de controle”, explica a psicóloga Marjorie;

– Esconder os alimentos para não ter que dividir;

– Após os ataques de gula, sentir-se culpada, impotente e até com repulsa das próprias atitudes;

– Ter a comida como o centro das atenções;

– Estar insatisfeito com o corpo e, ainda assim, não conseguir deixar de “comer bobagens”;

– Apresentar o típico comportamento extremista: ou não come nada ou devora tudo.

Fonte: Portal Vital

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment