1 de junho de 2012 | Saúde

Higiene bucal é uma das armas para prevenir doenças do coração

Diabetes, colesterol, perda dos dentes e outros males do organismo também podem ser evitados com a limpeza adequada da boca

boca

Foto: Corbis

Uma boca limpa e saudável ajuda a prevenir a ocorrência de outras doenças e o agravamento de algum mal já instalado. Hábitos simples de higiene bucal como escovar os dentes e o uso do fio dental diariamente podem manter a saúde e evitar problemas mais sérios como os cardiovasculares, perda de dentes e até o aumento nos níveis de colesterol ruim.

O professor de imunologia da São Leopoldo Mandic Marcelo Henrique Napimoga frisa que uma doença na boca causada pelas bactérias que habitam normalmente a boca, provoca reações imunológicas que podem piorar um problema já existente ou causar diversos males em outros órgãos do corpo, como por exemplo, o aumento da pressão arterial, indução de parto prematuro, nascimento de recém-nascido abaixo do peso, entre outras consequências.

“Um paciente debilitado em tratamento na UTI pode ter sua situação agravada se a família ou a equipe médica do hospital não higienizar sua boca diariamente. Existe um componente imunológico e individual que interfere na instalação e progressão de doenças gengivais, liberando mediadores inflamatórios na corrente sanguínea, levando componentes inflamatórios e bactérias para outras partes do corpo. Por isso, a importância da higienização diária e das consultas frequentes ao dentista”, frisa o especialista.

Pacientes fumantes ou com diabetes precisam redobrar os cuidados, pois são mais suscetíveis às bactérias nocivas sendo necessárias visitas com maior regularidade ao dentista para acompanhamento.

“O diabetes funciona no organismo como uma via de duas mãos: da mesma forma que o diabetes é agravado por uma doença gengival porque dificulta o controle dos patamares de açúcar no sangue, o diabetes agrava doenças bucais, intensificando a vigilância quanto à higiene da boca, reforça o professor de imunologia da São Leopoldo Mandic, Marcelo Henrique Napimoga.

Leia mais em: , ,
Comente!

  •  
Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Copyright © 2010 Vida e Equilíbrio. Todos os direitos reservados. 2nd