Higiene Oral – Escovação com Aparelho

A escovação é mais difícil durante o tratamento ortodôntico, uma vez que os brackets e aparelhos tendem a acumular mais placa e comida, interferindo na correta limpeza dos dentes. Você deve escovar seus dentes com uma escova de cabeça pequena (para alcançar todos os pontos da boca) e com cerdas macias e força leve (evitam que se desgaste o dente).

Coloque a escova de uma maneira angulada, de modo que você sinta as cerdas acariciando ou massageando a gengiva, além de penetrar ligeiramente entre a gengiva e o dente.

Faça movimentos de vai-e-vem curtos. Procure seguir sempre uma seqüência lógica de escovação, de modo que você sempre se lembre de escovar todos os dentes da boca. Por exemplo: em 1º lugar pelo lado de fora, o quadrante superior direito, depois o esquerdo, e a mesma sequência em baixo. Repita a operação pelo lado de dentro. Gaste o tempo necessário para escovar todos os dentes adequadamente ( no mínimo 3 a 4 minutos).

Você deve escovar seus dentes após cada refeição e antes de ir dormir. Lembre-se que a escova não pode alcançar a área entre os dentes. Somente o fio dental pode fazer este trabalho.

Atualmente, com o aparelho ortodôntico invisível da marca alemã Forestadent, a escovação tem se tornado mais fácil, pois esse aparelho é autoligavél, ou seja, não necessita daqueles elásticos que prendem o fio no aparelho. Com isso, retém-se menos alimento e a limpeza torna-se mais fácil e prática. Mas atenção: não é porque o aparelho não aparece no sorriso e, consequentemente não se vê a sujeira em primeiro plano, que o aparelho não precise ser escovado.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment