Hipertensão é causa de 40% dos infartos e 80% dos AVCs no Brasil

coração

Foto: Corbis

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa que já acomete um terço da população mundial, segundo Dados da Organização Mundial da Saúde. A enfermidade além de ser considerada silenciosa, ou seja, assintomática, é também um importante fator de risco para outras doenças, como infartos e acidentes vasculares cerebrais.

De acordo com Dados do Ministério da Saúde, a Hipertensão é a responsável por 40% dos infartos e 80% dos Acidentes Vasculares Cerebrais no país. “Isso acontece porque a doença faz com que as artérias diminuam o seu diâmetro, dificultando a passagem do sangue e sobrecarregando o coração, daí os altos números de infarto”, explica a Dra. Maria Claudia Irigoyen, médica e Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Segundo ela, quando a circulação sanguínea falha, as células cerebrais podem morrer devido à diminuição no fluxo sanguíneo e da decorrente falta de oxigênio, o que acarreta o número altíssimo de acidentes vasculares cerebrais.

“É importante ressaltar que a hipertensão também causa lesão progressiva nos rins, diminuindo sua capacidade de filtrar o sangue e aumentando a quantidade de escórias que devem ser eliminadas do organismo. Com o tempo, e com a persistência de níveis de pressão elevados, a doença renal pode evoluir e caminhar para a diálise ou transplante do órgão” ressalta Dra. Frida Plavnik, nefrologista e diretora de comunicação da SBH.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, além da hereditariedade, os principais fatores desencadeadores da Hipertensão são a alimentação inadequada, o sedentarismo e o que se chama hoje de estilo de vida. Uma das causas da doença é o abuso do sal ou do sódio dos alimentos industrializados. “O brasileiro consome, em média, mais que o dobro do que deveria, e o resultado é desastroso para a saúde”, aponta a Dra. Plavnik.

A pressão alta não tem cura, porém é de fácil diagnóstico e o paciente tem a chance de seguir com a vida tranquilamente incluindo novos hábitos em seu cotidiano, como medir a pressão regularmente, manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

10 MANDAMENTOS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA PRESSÃO ALTA

  1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  2. Pratique atividades físicas todos os dias.
  3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
  4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
  5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
  6. Abandone o cigarro.
  7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
  8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
  9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
  10. Ame e seja amado
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment