Iamspe faz alerta sobre perigos da automedicação

automedicacaoO Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta sobre os perigos da automedicação. O uso indiscriminado de medicamentos pode agravar doenças, comprometer o tratamento e mascarar determinados sintomas.

“Por serem de fácil acesso, os analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios são os remédios mais utilizados. No entanto, a população desconhece os riscos do uso indevido ou abuso deles”, informa o psiquiatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Alon Faingold. 

Além dos problemas que a automedicação causa ao corpo do paciente, o uso irracional pode anular ou potencializar os efeitos de outros remédios.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, realizada em 12 capitais, mostra que 76,4% dos brasileiros se automedicam.

Antes da internet, as pessoas se “consultavam” com parentes e amigos. Hoje, recorrem ao Google. 

“Além da internet, muitas pessoas confiam no farmacêutico. Porém, o médico é o único habilitado a fazer um diagnóstico confiável e, assim, prescrever o remédio correto”, alerta o especialista. 

Outro problema é a ingestão de medicamentos por crianças. Em 2008, foram registrados 26.384 casos de intoxicação. Desses, 23,69% representavam crianças entre 1 e 4 anos.

Para evitar esse tipo de problema, a indicação é guardar os medicamentos longe do alcance dos filhos, em local fechado. 

“O uso indevido de medicamentos pode causar complicações como hemorragias, lesão aguda da mucosa gástrica e úlceras, entre outras”, destaca o médico. 

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment