Implante dentário em pacientes fumantes tem menor chance de sucesso

O tabagismo é um mal que prejudica em muitos aspectos a vida de quem fuma. O convívio social e a saúde são os mais prejudicados por esse hábito. O que poucas pessoas sabem é que o cigarro pode ser o vilão também para quem deseja recuperar a beleza do sorriso.

Qualquer pessoa pode e deve optar por um implante dentário para recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos. Entretanto, pacientes que fumam devem ter consciência de que os riscos e a possibilidade do procedimento não ter um resultado esperado são grandes, explica o cirurgião dentista Juliano Reis, da Clínica New Quality, especialista em plástica dental e rejuvenescimento odontológico.

Isto ocorre porque os pacientes fumantes têm uma diminuição na irrigação sanguínea em suas extremidades, neste caso, na região gengival e óssea. “A cicatrização de um procedimento clínico pode ser prejudicada pelo tabagismo, uma vez que algumas substâncias tóxicas presentes no cigarro diminuem o calibre dos vasos sanguíneos, atrapalhando a irrigação e a recuperação do paciente”, lembra Juliano. Além disso, o risco do paciente sofrer a morte dos tecidos no local da cirurgia é bastante alto.

Para pacientes que têm o hábito de fumar, a durabilidade de um implante também é diretamente comprometida. Um implante dentário dura em média dez anos em um paciente não fumante. Já para um paciente tabagista, o mesmo procedimento resiste até sete anos, 30% a menos de tempo, sob condição de cuidados especiais para a manutenção do implante.

Outro fator bastante importante que merece a atenção é a mudança da microbiota oral do paciente fumante. Isto é, a alteração das bactérias comuns existentes na boca de um indivíduo desde seu nascimento e que se estabiliza na vida adulta. Com o cigarro, a boca fica com uma predominância de bactérias Gram Negativas, um tipo bem mais agressivo e responsável por infecções agudas. Em alguns casos, esse desequilíbrio na flora bucal desencadeia cáries, periodontites, mau hálito e até mesmo o câncer bucal.

A saúde bucal e um sorriso bonito dependem de muitos fatores para trazer bem-estar. “Talvez o maior deles seja a mudança de hábitos como uma escovação adequada, a ingestão de alimentos não corrosivos como refrigerantes e excesso de açúcar, e deixar o cigarro de lado. Pequenos hábitos podem garantir não só a saúde bucal, mas sim a saúde integral e proporcionar uma vida mais leve e feliz”, finaliza.

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

2 Comentários

  • fernanda mendes
    24 de dezembro de 2015 em 17:15

    fiz emplante de dois dentes já faz um mes que parei de fumar mais hoje estou muito nervosa e preciso fumar quero saber se vai prejudicar o meu emplante estou com os dentes provissorio so tem um mes que fiz implante me ajuda posso fumar estou louca ja

    • Vida Equilíbrio
      Vida Equilíbrio
      5 de janeiro de 2016 em 19:50

      Agradecemos seu comentário, Fernanda!
      O ideal é que você consulte seu dentista para saber sobre os riscos do cigarro em seus implantes, ok?
      Mas, no geral, não se deve fumar. :)

Leave a Comment