Imunoterapia, importante arma no tratamento das acnes

O que é a Imunoterapia?

A Imunoterapia é a administração de vacinas subcutâneas com antígenos bacterianos, promovendo a introdução de micro organismos que vão fortalecer o sistema imune do paciente. A aplicação destas vacinas é uma importante aliada no tratamento da acne, uma vez que irá melhorar a resposta celular através de estímulo de Macrófagos e células T contra o Propionibacterium acnes, bactéria que coloniza as lesões.

“No caso específico das acnes, as vacinas são compostas de uma suspensão inativada do Propionibacterium acnes, associada ao Toxóide estafilocócico. A associação destes antígenos bacterianos irá fornecer uma proteção de longa duração contra as doenças, e as vacinas são consideradas imunoestimulantes e antipiogênicas”, comenta o Dr. Marcello Bossois.

As vacinas vão incitar a criação de anticorpos e fortalecer o sistema celular para combater o problema. Esse tratamento pode beneficiar o paciente no controle das pústulas, favorecendo as modalidades terapêuticas convencionais da acne papulopustulosa como a antibioticoterapia e os esfoliantes.

“A Imunoterapia atua de maneira eficaz ao preparar o sistema imunológico ao controle das bactérias presentes na fórmula das vacinas, que podem variar de acordo com a indicação médica para cada paciente em cada doença, auxiliando o organismo a criar mecanismos de defesa contra tais agentes infecciosos. Ela varia em seu grau de intensidade e tempo de tratamento de acordo com o quadro de cada paciente, podendo ser necessário de alguns meses a vários anos”, ressalta Dr. Marcello.

As doses das vacinas e a concentração nos extratos utilizados deverão ser progressivas, sendo inicialmente em pequenas quantidades, com um aumento gradativo do número de aplicações, de acordo com as respostas do sistema imunológico dos afetados. A técnica pode ser realizada em pessoas de todas as idades, e em algumas semanas os pacientes já apresentam melhoras nos sintomas, bem como importantes evoluções em seus quadros clínicos.

As acnes

A acne é uma doença de grande causa genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões costumam surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Porém, a doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais comum em mulheres.

As manifestações da doença – cravos e espinhas – ocorrem pelo aumento da secreção sebácea associado ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos ( cravos pretos ) e fechados ( cravos brancos ). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment