Incontinência urinária tem solução

Muita gente pensa que a incontinência urinária só ocorre em mulheres a partir da terceira idade. Embora haja alta incidência na população feminina, a perda da capacidade da bexiga em armazenar a urina pode acometer pessoas dos dois sexos, nas mais diversas idades, trazendo prejuízo emocional e social.
Acreditando que o problema não tenha solução, ou ainda, que só pode ser resolvido com cirurgia, quem sofre com a incontinência por vezes reluta em buscar ajuda médica. No entanto, com a evolução dos tratamentos, hoje há diversas opções clínicas e cirúrgicas, e ainda as terapias comportamentais e fisioterápicas para melhorar o funcionamento da bexiga, às vezes com pequenas mudanças de seus hábitos urinários. Assim, a doença pode ser curada, tratada ou conduzida de uma forma que os problemas de controle da urina não interfiram em um estilo de vida sadio.
A perda involuntária de urina pode ocorrer por diversas causas, sendo fundamental para o sucesso do tratamento a identificação do que está levando ao problema. “Quem sofre de incontinência urinária só irá descobrir as reais causas com o auxílio de um especialista. A partir de análise médica, um tratamento eficaz pode ser aplicado, com grandes chances de sucesso”, incentiva o urologista do Hospital Sirio Libanes e presidente do departamento de urologia da Associação Paulista de Medicina, Dr. Daher Chade.

Dependendo do caso, além dos recursos farmacológicos e cirúrgicos, há tratamentos com métodos fisioterápicos, como os que fortalecem a musculatura pélvica. Existem, ainda, os benefícios da terapia comportamental, visando ao controle voluntário sobre o processo de urinar, a partir dos sintomas e sinais do paciente. “São opções que aplicadas em separado ou simultaneamente, levando-se em conta a singularidade de cada caso, trazem bons resultados, de modo que os pacientes podem apresentar grande melhora na sua condição”, assegura Daher.
Nos homens
A incontinência urinária não é exclusividade das mulheres.  Estudos apontam que aproximadamente 17% da população masculina com mais de 60 anos têm dificuldades em conter a vontade de urinar.  “Entre as principais causas estão problemas de mal funcionamento da bexiga e o aumento da próstata com consequente incapacidade de esvaziar adequadamente a bexiga, além dos próprios tratamentos de próstata, como radioterapia e cirurgia. Outros fatores, como obstruções da uretra, infecções urinárias, efeitos colaterais de medicamentos, e doenças neurológicas podem levar ao problema”, detalha o urologista. As formas de tratamento podem variar, indo desde pequenas mudanças de comportamento até procedimentos cirúrgicos com diferentes graus de invasividade. “Muitas vezes, novas atitudes comportamentais possibilitam um melhora significativa na qualidade de vida”, confirma Daher.

 

Fonte: Corbis

 

__

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment