Ingestão equilibrada de bacalhau e chocolate garante uma Páscoa saudável e saborosa

O bacalhau e os ovos de chocolates não faltam na ceia dos brasileiros e na maioria das mesas de pessoas de países cristão no Domingo de Páscoa. A tradição de consumiras delícias, porém, pede moderação e alguns cuidados, tratando-se, principalmente, de pessoas que sofrem de algum tipo de problema de saúde.

Para que a festa se torne mais saudável, por exemplo, recomenda-se dessalgar o bacalhau, devido ao alto teor de sódio que o peixe apresenta. “Apesar de ser um alimento saudável, o bacalhau concentra grande quantidade de sal, o que pode ser perigoso para quem tem pressão alta, retenção de líquidos, problemas renais crônicos e insuficiência cardíaca”, alerta o Dr. Alfredo Salim Helito (CRM/SP 43.163), clínico geral do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Além disso, segundo o médico, a ingestão excessiva do sal (sódio) sobrecarrega o organismo e retém líquidos. “Quem tem insuficiência cardíaca grave e exagera no bacalhau salgado, pode até sofrer um edema pulmonar. Já as pessoas com problemas renais crônicos e que fazem hemodiálise podem apresentar inchaço e elevação da pressão arterial”, completa Dr. Alfredo Salim Helito.

Em relação aos ovos de chocolate, o médico esclarece que a guloseima apresenta alto de energia, açúcar e gordura vegetal. “Obesos, diabéticos e pessoas com altos níveis de gordura no sangue precisam de cuidados redobrados diante da tentação dos ovos de Páscoa”, orienta o Dr. Salim. Já os Adultos e as crianças que não têm problemas de saúde podem consumir o chocolate, porém, com moderação.

Fonte: Corbis

Ovos de chocolate diet e light

Com o desenvolvimento da indústria alimentícia diet e light, já há alguns anos podemos encontrar opções de ovos de Páscoa nas versões diet e light. Mas qual a diferença entre eles?

No chocolate diet é o açúcar substituído por adoçantes artificiais ou naturais. Para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem para quem quer perder peso.

Já o chocolate light traz a redução de algum nutriente específico ou do valor energético. É preciso consultar a tabela nutricional, na embalagem, para saber se essa redução é conveniente para a dieta do consumidor. Para quem tem alguma restrição alimentar, o chocolate light pode não ser o mais indicado.

Como surgiu a tradição do bacalhau e dos ovos de chocolate

Comer bacalhau na Páscoa é uma tradição que surgiu na Idade Média, quando a Igreja já orientava que seus fiéis realizassem jejum durante a quaresma e eliminas sem a carne vermelha da alimentação. Em 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil, esses hábitos alimentares começaram a fazer parte da mesa dos brasileiros, na comemoração da Ressurreição de Cristo. Com o passar dos anos, porém, o jejum da quaresma e a restrição ao consumo de carnes vermelhas foram adotados apenas na sexta-feira Santa.

Já o costume de presentear pessoas com ovos de chocolate durante o período da Páscoa surgiu no início do século XIX – quando confeiteiros franceses inovaram na tradição de presentear com ovos de verdade. Eles passaram a utilizar o chocolate como matéria-prima no símbolo do início da vida.

__

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment