Lombalgia afeta quase 10% da população mundial

13bUma pesquisa realizada com 187 países a partir de estatísticas da Global Burden of Disease, estudo apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que 9,4% da população do mundo é afetada pela lombalgia.

O Ministério da Previdência Social também considera que a dor lombar é uma das enfermidades que mais gera licenças trabalhistas com duração superior a 15 dias. Já o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) a aponta como grande motivadora de aposentadoria por invalidez no país.

Segundo o Dr. Antonio Alexandre Faria, ortopedista do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo, o próprio local de trabalho pode colaborar para essa situação.

“O ambiente corporativo pode sim prejudicar, por exemplo, nos casos em que o trabalhador carrega demasiado peso ou trabalha em posição desfavorável (não ergonômica). Sendo assim, sempre que sentir alguma dor que possa estar relacionada ao trabalho, o indicado é procurar o médico do trabalho responsável (geralmente aquele que fez o exame pré-admissional)”, explica o especialista.

O ortopedista também afirma que a dor lombar pode ser causada por diferentes motivos e tentar se tratar sozinho é um erro. “Tentar mudar algo por si só é como se automedicar”, diz. Entre as causas da lombalgia podem ser listadas má postura, sedentarismo e até a litíase renal (pedra no rim). E, para cada origem, há um tratamento específico. O estresse também pode estar relacionado ao início do problema, pois aumenta a contração muscular, o que intensifica os sintomas de dor.

Ao constatar algum incômodo na região, é essencial buscar um especialista e dar início ao tratamento. “Alterações musculares levarão a um desequilíbrio que, se não tratado, trará alterações na própria coluna lombar. O resultado pode ser instabilidade, prolapsos e até mesmo uma hérnia de disco”, conclui Faria.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment