Mamoplastia de aumento com colocação de prótese via axilar

mama_protese_vida_equilibrioO implante de prótese mamária ou mastoplastia de aumento é um dos procedimentos de cirurgia plástica mais procurados pelo público feminino. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a mamoplastia de aumento é a segunda cirurgia mais realizada no Brasil, perdendo somente para a Lipoaspiração.

Com o decorrer do tempo, fatores como idade, genética, gravidez, alterações no peso e gravidade podem mudar a dimensão e a forma das mamas. Mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho ou tiveram alterações na forma de suas mamas podem obter seios mais firmes e atraentes por meio da mamoplastia de aumento. Nesse tipo de procedimento, a prótese é colocada em uma bolsa formada no tecido mamário. A cirurgia pode aumentar o tamanho das mamas ou deixá-las simétricas, devolver seu volume ou reconstruí-las após perda total ou parcial. É importante lembrar que o implante mamário não consegue corrigir as mamas caídas. Nesses casos, geralmente é necessária uma mastopexia, com retirada do excesso de pele, que pode ser realizada em conjunto com as próteses.

No entanto, quando o assunto é conferir aumento às mamas por meio da cirurgia plástica, existem diferentes vias de acesso para introdução das próteses: periareolar, submamária e axilar, cuja escolha depende do biótipo da paciente e da análise do cirurgião. Hoje, a incisão pela via axilar tem se mostrado uma técnica moderna e com bons resultados estéticos. “A vantagem da cicatriz camuflada nos sulco da axila tornaram a técnica de mamoplastia de aumento transaxilar uma ótima opção para as pacientes com mamas pequenas (hipomastia) e sem flacidez acentuada (ptose)”, declara a cirurgiã plástica Dra. Eliane Hwang, integrante do corpo clínico da Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital São Paulo/UNIFESP, do Hospital São Cristóvão e do Hospital Heliópolis, em São Paulo.

A via de acesso

Durante muitos anos, as vias periareolar e submamária foram as mais utilizadas, e as próteses colocadas eram menores em relação às atuais que chegam a até 800ml, dependendo da marca. Com o tempo, novas vias de inclusão foram estudadas de maneira que a cicatriz ficasse cada vez mais camuflada. Uma delas foi a axilar. Devido ao fato de a distância entre o implante e a incisão serem maiores, existe uma diminuição da pressão sobre a cicatriz e, consequentemente, melhor qualidade estética da mesma. É bom lembrar também que prósteses volumosas (maiores que 400ml) não são passíveis de inclusão pela axila, justamente pela dificuldade técnica. Nestes casos opta-se pelas vias tradicionais.

Benefícios

Segundo a Dra. Eliane Hwang, os resultados seguros e satisfatórios do ponto de vista estético, tornaram a técnica de mamoplastia de aumento via axilar uma ótima opção para as pacientes portadoras de hipomastia. “A maior vantagem desta técnica é o retorno rápido às atividades rotineiras, fato muito importante visto que as mulheres têm uma vida profissional, familiar e social bem intensa e não podem e nem querem ficar muito tempo em repouso. Já a dor no pós-operatório é controlada com analgésicos comuns e o desconforto pode ser maior quando a prótese é colocada abaixo do músculo, que é o local ideal para ser implantada porque proporciona uma cobertura integral da prótese, gerando uma aparência natural”. A cirurgiã plástica relata ainda que ao optar pela via axilar, a paciente é liberada a realizar diversos movimentos com os braços, como dirigir, por exemplo, enquanto que esta mesma conduta não ocorre quando o procedimento é feito por outros acessos. “Esse tipo de movimentação pode ser feita, pois não existe cicatriz próxima à prótese e não há risco de pressão sobre o corte”.

De acordo com a explicação da especialista, as pacientes que passaram pela colocação de prótese mamária pela via axilar enaltecem a técnica pela ausência de cicatriz aparente na mama. Ou seja, os seios não ficaram com nenhuma marca visível decorrente da cirurgia plástica. “Nesta técnica, o corte com o passar do tempo ficará camuflado nas próprias linhas que compõem a axila, deixando a incisão quase imperceptível. Esta é a principal característica que vem contribuindo para que a colocação da prótese mamária via axilar se torne mais conhecida”, finaliza Dra. Eliane Hwang.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment