Marcas escurecidas na pele

mancha_pele_vida_equilibrioAs marcas escurecidas na pele são caracterizadas por um distúrbio de pigmentação (ou hipercromia) e são a terceira queixa mais frequente nos consultórios dermatológicos. As principais causas para este incômodo estão relacionadas à exposição solar sem o uso de fotoprotetores, a predisposição genética, os problemas hormonais, as infecções e alguns distúrbios cutâneos (pós-acne, cicatrizes de ferimentos, etc.).

A maioria dos tratamentos para marcas escurecidas atua na inibição de uma enzima chamada Tirosinase. Essa enzima é a principal responsável pela formação da melanina, pois intervém na polimerização de moléculas da tirosina. Os cremes clareadores são recomendados para diferentes tipos de marcas. Porém, para as marcas mais escuras, pode ser necessário realizar concomitantemente tratamentos a partir de lasers, luz intensa pulsada ou peeling. Estes tratamentos – principalmente quando o diagnóstico da hiperpigmentação é de melasma – ainda são considerados um grande desafio para os dermatologistas.

“Algumas pessoas podem apresentar recidiva do melasma após o tratamento desta patologia devido ao fenômeno de memória que ocorre nos melanócitos, ou seja, estas células responsáveis pela pigmentação da pele voltam a produzir quantidades excessivas de pigmentos (melanina), sendo importante o uso de fotoprotetores de forma contínua e, muitas vezes, o uso de cremes despigmentantes por um longo período”, explica o Dermatologista Dr. Alexandre Fabris, gerente médico da marca Profuse.

De acordo com o dermatologista, algumas terapias, como o laser, a luz intensa pulsada ou o peeling, se realizadas de forma muito intensa, podem gerar uma reação inflamatória que também potencializa a formação de pigmentos pelos melanócitos, levando ao quadro de hiperpigmentação pós-inflamatória.

Atualmente já existem novos inibidores da tirosinase que são capazes de atuar de forma adjuvante ao tratamento feito no consultório do dermatologista para esse tipo de problema.

Estes novos ativos combinados com os ativos consagrados para o combate às marcas escurecidas – aliados ao tratamento dermatológico – tornam possível clarear as áreas hiperpigmentadas e, ao mesmo tempo, prevenir o surgimento de novas. Desta forma, já é possível interferir na hipercromia e promover o clareamento de todos os graus de marcas escurecidas na pele.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment