Maternidade X Vida Profissional: O Eterno Dilema

maternidadeAo longo dos anos, a mulher vem participando cada vez mais do mundo corporativo. Com isso, a independência financeira, a autonomia, o reconhecimento profissional e o status social se tornaram conquistas importantes em suas vidas. Por conta da dedicação ao trabalho, as mulheres passaram a ter pouco tempo disponível, afinal, além da carga horária no escritório, muitas viajam com frequência por conta de compromissos profissionais, estudam, enfim, com as agendas extremamente ocupadas, há espaço para a maternidade?

E o que acontece quando essa mulher moderna e independente engravida e tem um filho? Algumas mulheres vivem um dilema nessas situações. Como conciliar a carreira profissional, conquistada com tanto esforço, com a necessidade de dedicar-se ao recém nascido? Segundo a ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dra. Alessandra Munhoz, geralmente, as mães planejam retornar ao trabalho com o término da licença maternidade fornecida pelas empresas. “No entanto, é cada vez mais comum ouvirmos histórias de mulheres que abandonaram as suas carreiras para cuidar exclusivamente dos filhos e se tornarem mães em tempo integral”, comenta.

Há, entretanto, uma grande maioria que retorna ao trabalho e acaba exercendo os dois papéis simultaneamente. “Para essas mulheres, a dupla jornada não é fácil, porém, nada impede que elas consigam cuidar dos filhos, dar atenção, carinho e amor, sendo uma mãe atenciosa e, ao mesmo tempo, uma grande profissional”, ressalta a médica.

 

PLANEJANDO A GRAVIDEZ

É essencial que a mulher encontre também estratégias para realizar aquilo que deseja, sem abrir mão de seus sonhos. Com empenho é possível, sim, conciliar carreira e maternidade.

E para as mulheres que desejam planejar a gravidez para mais tarde, a Dra. Alessandra recomenda a técnica de congelamento de óvulos, por meio da Vitrificação. “Este é um método de preservação da fertilidade. Com ele, os óvulos maduros são congelados e as suas características, mesmo após o descongelamento, são resguardadas”, explica. Quando a mulher decidir utilizar os seus óvulos, eles serão descongelados e fertilizados com espermatozóides. Por isso, o tratamento deve ser sempre a fertilização in vitro (FIV). “Os embriões formados serão transferidos para o útero e o teste de gravidez é feito em aproximadamente 12 dias”, esclarece a médica.

Porém, o ideal é que o congelamento seja feito até os 35 anos de idade, pois os resultados são melhores. “Se a mulher pensa em ter filhos somente após os 35 anos é essencial que converse com seu médico para avaliar a possibilidade de criopreservação. Sabemos que as mulheres necessitam desempenhar diferentes papéis ao longo da vida, porém, cabe a elas, direcionarem seu caminho para aquilo que as façam completas e felizes”, acrescenta.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment