Menopausa precoce: o que fazer?

menopausaQuando falamos em menopausa, pensamos sempre em um período da mulher que se inicia por volta dos 50 anos. Mas nem sempre é assim. Para algumas mulheres, a menopausa chega bem antes, com pelo menos 15 anos de antecedência, bem no período em que a maioria ainda pretende ter filhos.

Se você tem menos de 40 anos e está notando sintomas como ondas de calor, irregularidade menstrual, insônia, irritabilidade persistente, ressecamento vaginal, alterações na pele e cabelo, aumento de peso e suores noturnos, fique atenta: a menopausa pode ter chegado antes da hora. “Na menopausa precoce, os ovários deixam de funcionar como deveriam e ocorre a perda temporária ou definitiva da função gonadal, de produzir hormônios”, explica Dr. Fabio Cabar, especialista em Reprodução Humana.

Confirmado o diagnóstico da menopausa, principalmente as mulheres que desejam engravidar precisam iniciar um tratamento de Terapia de Reposição Hormonal. “Há ainda a possibilidade de realizar a implantação de embriões concebidos com óvulos de uma doadora no útero da paciente acometida com menopausa precoce, com emprego das técnicas de Fertilização In Vitro, FIV. Feito isso, esta paciente estará aumentando em 50% as suas chances de engravidar”, ressalta Dr. Fabio.

Atualmente, cerca de 3% das mulheres estão sujeitas à menopausa precoce ou falência ovariana. Segundo Dr. Fabio, uma paciente que tem histórico familiar de menopausa precoce deve ficar atenta a esta possibilidade.

Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos sem uma causa aparente, é identificada a Falência Ovariana Prematura (FOP). “Este quadro ocorre gradualmente como na menopausa natural, por isso as mulheres devem ficar atentas. “Os desconfortos mais comuns como calores, sudorese e ciclos menstruais irregulares podem começar de uma forma amena e depois se intensificarem”, destaca Dr. Fabio. A menopausa precoce pode ter causas genéticas ligadas a alterações no cromossomo X (Síndrome de Turner e suas variantes) ou ser uma consequência de doenças autoimunes associadas a problemas de tireoide, como a Tireoidite de Hashimoto, ou artrite reumatoide, lúpus e diabetes. Há casos também de pacientes que tiveram a sua menopausa antecipada após uma cirurgia de retirada de ovários ou grande parte deles, radiação ou quimioterapia.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment