Mobilidade: Saiba como surgem as lesões nos meniscos

joelhos

Foto: Corbis

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas em formato de meia lua, de consistência semelhante à de uma borracha, que ficam no interior dos joelhos. Em cada joelho, existem dois meniscos, o medial (do lado interno do joelho) e o lateral (do lado externo do joelho). A principal função deles é a de distribuir a carga que passa no joelho para ajudar a diminuir a pressão sobre a cartilagem articular que recobre os ossos no joelho. Simplificando, os meniscos funcionam como “amortecedores”, protegendo a cartilagem articular dos joelho. Uma lesão nos meniscos prejudica essa proteção e expõe a cartilagem ao desgaste, facilitando o processo de artrose na articulação.

Existem dois grupos principais de pacientes que são mais propensos às lesões meniscais: os jovens, praticantes de esporte, e os acima dos 50 anos. “Nos jovens, as lesões são relacionadas a eventos traumáticos, como entorses ou outros movimentos bruscos e não habituais do joelho. Já no caso dos pacientes mais velhos, as lesões de menisco são degenerativas, causadas pelo desgaste natural e perda das propriedades elásticas dos meniscos”, esclarece Dr. Paulo Henrique Araujo, ortopedista e cirurgião.

“Os principais sintomas deste tipo de problema ortopédico são dor, normalmente localizada nas laterais do joelho (interna ou externa, dependendo do menisco lesionado), e bloqueios do joelho. Este último sintoma é causado pelo deslocamento do menisco de um lado para outro, o que gera estalos e travamento em certas posições”, revela..

O especialista explica ainda que, em pacientes acima dos 50 anos, a abordagem à lesão de menisco é, normalmente, conservadora, já que o sintoma principal é a dor, sem bloqueio do joelho. “São recomendados tratamentos sintomáticos, como medicações anti-inflamatórias, gelo e fisioterapia. Se essas medidas forem ineficazes, o tratamento cirúrgico por artroscopia, cirurgia minimamente invasiva com pequenas incisões de 1cm, deve ser considerado. Porém, se os sintomas forem mecânicos, ou seja, com travamento do joelho, a cirurgia é a melhor escolha para remover a região lesionada do menisco e os restos meniscais que podem estar soltos na região, provocando os bloqueios., Neste grupo de pacientes, a sutura do menisco, restauração do menisco por meio de pontos cirúrgicos, não tem sucesso devido às dificuldades de cicatrização”, esclarece o Dr. Paulo Araujo.

No caso dos pacientes jovens com lesões traumáticas e sintomáticas, principalmente travamentos, o tratamento mais indicado é o cirúrgico, por meio de uma artroscopia. Porém, neste caso, o objetivo é suturar a lesão, já que a chance de cicatrização é maior. “Entretanto, isso nem sempre é possível. Nestes casos, a remoção da região lesionada é a melhor escolha. A fisioterapia nos pacientes jovens é uma alternativa inicial viável nos casos isolados de dor, sem travamento”, finaliza.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment