Outono abre ‘temporada’ de tosses e resfriados

A chegada do outono marca o início de uma época de mais preocupações com prevenção e cuidados com a saúde. Devido à falta de chuvas e consequente aumento da poluição do ar, problemas como coceiras na garganta, coriza, sinusite e até a sensação de dores pelo corpo são mais frequentes. Com isso, abre-se, então, a ‘temporada’ de tosses secas e resfriados.

Fonte: Corbis

 

A Dra. Geisa Quental, médica pediatra, dá algumas dicas que podem fazer a diferença e acelerar a recuperação das pessoas que, porventura, comecem a tossir ou espirrar logo no início da estação:

 

§  Manter o corpo hidratado, sempre: é comum nos dias mais frios as pessoas se hidratarem menos e perderem mais líquido. Com o ar mais seco, é vital ingerir muito líquido, como água, sucos e frutas,  que ajudam a manter o corpo livre dessas doenças;

 

§  Evite a permanência em locais fechados: deixar as janelas e portas abertas favorece a circulação de ar, o que diminui as chances de alguns vírus se proliferarem, como os da gripe e da tosse;

 

§  Medicamentos naturais ajudam a combater os primeiros sintomas: caso a gripe ou a tosse tenham o atingido, não se preocupe, há alternativas seguras e eficazes que ajudam a combater os primeiros sinais. O uso de medicamentos homeopáticos, por exemplo, pode auxiliar a combater os problemas e evitar que eles se agravem para uma gripe mais forte ou uma tosse constante;

 

§  Alimentação equilibrada, outra forma de combater os sinais iniciais: as crianças e os idosos são os que mais sofrem com esses problemas, já que o sistema imunológico é mais frágil. Fazer refeições saudáveis, equilibrando as vitaminas e nutrientes, pode evitar que o problema se agrave.

 

Gripe e tosse mal curadas podem prejudicar recuperação

Não tratar os problemas nos primeiros sintomas ou mesmo combatê-los de forma inadequada pode fazer a questão se agravar. A médica explica que “agir nos primeiros sinais da tosse ou do resfriado ajuda a evitar que as enfermidades se agravem. Caso contrário, se os sintomas piorarem, exigirá ainda mais cuidados para a recuperação”.

 

Crianças estão ainda mais suscetíveis às doenças

Crianças, principalmente, são as mais afetadas, já que estão mais expostas ao ambiente, seja na escola ou mesmo ao ar livre, no horário destinado às brincadeiras. “Gripes, alergias respiratórias e resfriados são comuns nesta época e todos os cuidados podem fazer a diferença para prevenir algumas enfermidades”, esclarece a especialista.

Uma forma eficaz de evitar que o resfriado e a tosse prejudiquem a criança é tratar a questão de forma preventiva. Doutora Geisa afirma que “há medicamentos naturais que não possuem contraindicações e podem ser tomados por crianças de todas as idades, o que pode melhorar a imunidade dos pequenos”.

 

__

Redação Vida Equilíbrio

 

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment