9 de novembro de 2010 | Alimentação, Destaque

Painço: Conheça os benefícios desse cereal

Esse cereal, ainda pouco usado na alimentação, contém importantes nutrientes para o corpo humano

painço

Foto: Corbis

O painço é um cereal integral de semente pequena, arredondada e normalmente de cor amarela, mas que também pode ser branca ou avermelhada.

Diversas pesquisas apontam os benefícios de uma dieta baseada em cereais integrais a fim de evitar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e morte prematura.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Departamento de Nutrição da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, essa é mais que uma alternativa interessante aos outros cereais integrais por ser fonte de importantes nutrientes como, por exemplo, manganês, magnésio, fósforo e triptofano.

O Painço tem quase tanta proteína quanto o trigo, mas não contém glúten, e por isso pode ser consumido por pessoas celíacas, que são sensíveis a essa proteína. Outros pontos positivos desse alimento são o baixo teor de gordura, as poucas calorias e a fácil digestão.

Não bastasse ser saudável, esse cereal tem um sabor agradável e uma forma de preparo bastante versátil.

“O painço pode ser preparado solto como o arroz ou cremoso como um mingau nas versões salgadas ou doces e acompanha bem diversos tipos de pratos”, ensina Flávia.

Propriedades do Painço:

Protetor do coração
O painço pode ser considerado um alimento auxiliar na saúde cardiovascular devido ao seu alto teor de magnésio. Estudos mostram que o magnésio tem um papel importante na redução da pressão arterial e do risco de infartos. Uma xícara de painço cozido fornece 25% da necessidade diária de magnésio.

Fortalecedor dos ossos
O fósforo é essencial tanto no funcionamento como na estrutura do nosso corpo. Faz parte da matriz dos ossos, por isso alimentos fontes de fósforo são importantes para mantê-los fortes e resistentes.

Energizante
A principal energia utilizada pelo nosso corpo se chama ATP e é dependente de fósforo. Sendo assim, esse cereal ajuda a melhorar o ânimo e combater a fadiga. O fósforo participa ainda da formação de nossas células nervosas, melhorando memória e concentração.

Auxílio no combate ao diabetes
O painço assim como outros cereais integrais é boa fonte de magnésio. O magnésio está relacionado com a secreção de insulina e melhor uso de glicose Além disso, a semente também é uma ótima fonte de fibras, que auxiliam no controle da absorção da glicose.

Prevenção de cálculos biliares
Alimentos ricos em fibras, como o painço, podem evitar o surgimento de pedras na vesícula. Estudos mostram que pessoas que têm uma dieta com maiores quantidades de fibras têm 13% menos risco de terem pedras na vesícula se comparados aos que consomem menos. A presença de fibras na alimentação diminui a absorção de gordura e a secreção de bile, daí menos chance dos cálculos.

Prevenção do câncer de mama
Uma dieta rica em cereais integrais, como o painço, por causa dos nutrientes antioxidantes e fibras, oferece proteção contra o câncer de mama em mulheres na pré-menopausa. O painço tem ainda lignanas de efeito protetor contra o câncer.

Dicas de receitas:

Muffin de painço de abóbora

Ingredientes

Preparo

Pré aquecer o forno a 200°C. Colocar forminhas de papel nas formas de muffin.
Em uma frigideira tostar o painço, até dourar por 3 minutos, colocar em um prato e deixar esfriar.
Em uma tigela misturar o ovo, o iogurte, o leite, a manteiga, a abóbora, o açúcar até obter um creme, reservar. Em outro recipiente juntar a farinha, o fermento, o sal a canela, a noz moscada e o painço.
Juntar os ingredientes secos ao creme, misturar suavemente. Com uma colher de sopa colocar a massa nas forminhas e levar ao forno por aproximadamente 25 minutos. Deixar esfriar, retirar das forminhas e servir.

Rendimento: 12 muffins de 220 kcal

Cozido de painço com vegetais

Ingredientes

Preparo

Em uma panela média aquecer o azeite, juntar a cebola, o alho, as cenouras, o aipo, o sal e pimenta, deixar dourar por aproximadamente 5 minutos. Juntar o palmito, mecher. Adicionar o painço, refogar. Juntar a água o açafrão e o suco de limão. Deixar ferver, tapar a panela, abaixar o fogo e cozinhar até a água ser absorvida, por aproximadamente 20 minutos. Apague o fogo e deixe tampado em repouso por 10 minutos. Com um garfo afofar o painço cozido, juntar a salsinha picadinha e servir.

Rendimento: 8 porções de aproximadamente 200 Kcal

Leia mais em: ,
14 comentários:
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd