Papai de Primeira Viagem

Foto: Corbis

Para muitos homens, tornar-se pai parece uma experiência assustadora. A maioria não sabe como trocar fraldas, preparar mamadeiras ou segurar o bebê. Mesmo com o instinto paternal despertado pela chegada do primeiro filho, o homem vive um momento de sentimentos confusos. Além de aprender como lidar com o recém-nascido, ainda precisa conciliar as atividades inerentes à paternidade com as diversas obrigações de rotina.

Acabou o tempo em que o homem não se envolvia nos cuidados com o filho. Nas famílias contemporâneas, as mães precisam da ajuda do marido. Mais que isso, os pais sentem necessidade de desenvolver uma relação mais íntima com as crianças. Mas trocar fraldas, dar banho, pôr para dormir, vestir, brincar e ainda trabalhar demandarão uma dose extra de energia.

O pai deve se preparar para dar conta de tudo. “Para conseguir atender a todas as demandas e curtir esse momento tão especial, além de manter uma alimentação balanceada, o homem precisa aproveitar todo o potencial dos alimentos. O uso de multivitamínicos pode ajudá-lo, pois oferecem doses extras de vitaminas e minerais, importantes para a energia e disposição. A vitamina C é importante para a disposição e vitalidade. As vitaminas B1 e B2, por exemplo, fazem parte das reações metabólicas para gerar energia”, orienta a nutricionista Evie Mandelbaum.

Além de conter vitaminas do complexo B, que potencializam a energia dos alimentos, auxiliando a manter a disposição, um bom suplemento vitamínico-mineral pode oferecer doses extras de antioxidantes, como as vitaminas C, E e zinco, que reforçam o sistema imunológico e combatem os radicais livres.

Dicas para pais de primeira viagem

– Replaneje seu orçamento familiar, prevendo eventuais gastos extras nos primeiros meses de vida do bebê.

– Peça dicas para mulheres próximas a você que já passaram pela experiência da maternidade. Elas podem fornecer conselhos valiosos sobre puericultura.

– Tente diminuir a carga de trabalho nos primeiros meses de vida do bebê, pois seu sono estará comprometido, já que os recém-nascidos acordam muitas vezes durante a noite.

– Ao voltar do trabalho, não chegue reclamando. Pergunte como foi o dia da sua mulher, como está o bebê e se ela precisa de ajuda.

– Aprenda a trocar fraldas com quem sabe fazê-lo.

– Estabeleça prioridades, eleja as coisas que realmente precisam ser feitas e deixe de lado as menos importantes.

– Mantenha uma dieta saudável e sempre que necessário, utilize um suplemento vitamínico-mineral para melhor aproveitar a energia dos alimentos.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment