Porque urinamos mais no frio?

Durante o inverno o corpo humano tem necessidade de armazenar mais calorias. Por isso quando a temperatura é baixa a fome aumenta, o corpo treme e até ficamos mais propensos a ficar com a pele mais ressecada já que a ingestão de água é menor. De acordo com a Dra. Lígia Raquel Brito, clínica geral, o organismo se articula para equilibrar a temperatura natural do corpo sem prejudicar os órgãos vitais.
“Tremer quando se sente muito frio, por exemplo, é uma reação do corpo que tenta manter a temperatura média de 37ºc. O ato de tremer movimenta os músculos, que por sua vez contrai os vasos e gera calor, desta forma aumentando a temperatura do corpo”, explica a médica.

Vejam algumas curiosidades do corpo durante o inverno:

Porque urinamos mais durante o frio?
O fato de urinar, respirar e suar são meios que o organismo utiliza para eliminar água e outros resíduos. Nesta época do ano transpiramos menos por conta da vasoconstrição que a pele realiza para não perder calor, mas a quantidade de urina que produzimos tem também relação com a quantidade de água que ingerimos.

Porque os pelos do corpo ficam arrepiados?
O arrepio serve para afastar o ar frio da pele. Quando o ambiente está frio ocorre perda de calor da pele e pequenos músculos na raiz do pelo são ativados e ficam arrepiados.

Qual é a causa de comermos mais doce no frio?
No frio o gasto energético do organismo é maior para manter o metabolismo e temperatura do corpo. O aumento da fome é o organismo pedindo mais energia.

Porque ficamos com a pele rosada?
No frio as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar o que resseca a pele. A exposição a vírus e bactérias no frio também podem deixar a pele mais rosada. Ambas as situações aumentam a vasoconstrição da pele e junto com a pele ressecada ocorre a hiperemia da face. Hiperemia é o aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pelo aumento do número de vasos sanguíneos funcionais.

No frio é comum termos dor de garganta ?
Sim. Na boca existe micro-organismos que não causam doenças, porém, com a baixa temperatura e a baixa umidade do ar podem multiplicar e causar infecção e dor de garganta. Além disso, no frio ficamos em ambientes fechados sem circulação de ar e assim ficamos mais expostos a transmissão, possibilitando a proliferação de vírus e bactérias. Por isso é importante, mesmo no inverno, ingerir água e manter o ambiente com ar circulando.

Qual é o motivo de sentirmos tanto frio nos pés?
Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais, como cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos. Desta forma, as extremidades do corpo, como pés e mãos tem menor quantidade de energia ficam gelados.

Porque a pele fica mais ressecada no inverno?
A pele perde calor com a baixa temperatura e nível de umidade aliada a pouca ingestão de água, a pele perde calor, umidade e também há uma menor produção de sebo na face. Além disso, no frio tomamos banho mais quente, o que diminui a proteção natural da pele.

Porque os lábios ficam rachados?
Os lábios são semimucosas, uma pele mais fina que não tem glândulas sebáceas, o que o torna mais sensível às agressões do frio e vento sem proteção natural. Além disso, há o ato de passar a língua com saliva e morder os lábios machucam e ressecam os lábios.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment