Psoríase: como tratar e conviver com o problema

54aVisualmente reconhecida pelas manchas avermelhadas, descamação e ressecamento da pele, a psoríase é uma doença crônica que ainda gera muitas dúvidas e, muitas vezes, preconceito. Existente em cerca de 7 tipos diferentes, essa inflamação costuma se manifestar em ciclos e pode vir acompanhada de sintomas desagradáveis, como coceira. “É mais comum em adultos jovens, entre 20 e 30 anos, mas chega a acometer crianças e até mesmo idosos”, destaca Ana Paula Pierro, dermatologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Em geral, a psoríase costuma aparecer em regiões extensoras dos membros e juntas, como joelhos e cotovelos, ou ainda próxima ao umbigo, couro cabeludo e unhas. É conhecida por ser hereditária, mas é preciso prestar atenção a algumas variáveis que podem desencadear ou agravar o quadro, como baixa imunidade, tabagismo, abuso de álcool, infecções, entre outros fatores. “o estresse também tem correlação com o surgimento da doença”, ressalta a especialista.

Mas a boa notícia é que a psoríase não precisa ser encarada com um diagnóstico grave. Em primeiro lugar, é preciso acabar com o estereótipo de doença contagiosa, uma vez que a infecção não pode ser transmitida por simples contato ou convívio. Além disso, com o tratamento correto, é possível controlar as manifestações: em casos mais leves, tomar sol (antes das 10h e após as 16h), hidratar as áreas suscetíveis e aplicar pomadas tópicas pode ser suficiente; situações moderadas requerem tratamentos mais específicos, como a PUVAterapia – caracterizada por exposição a luz ultravioleta, ou raios UVB; e por fim, para inflamações graves, pode-se recorrer a medicamentos injetáveis ou de via oral. “Mediante cuidados certos e atenção à imunidade, é possível levar uma vida sem manifestação da psoríase por muitos anos”, finaliza Ana Paula.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment