Redução de emissões de CO2 é possível

Desde o boom das emissões de CO2, buracos na camada de ozônio, aquecimento global etc., o mundo parou para repensar as emissões e o que poderia ser feito para diminuir a poluição. Mas as discussões não podem parar! O relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), demonstra que, se algo não for feito, haverá logo mais um aumento na temperatura entre 3,6 a 5,3 graus Celsius.

Governantes se encontram para acertar medidas até 2015, que só serão aplicadas em 2020.  Pesquisadores da AIE indicam quatro medidas que podem ser adotadas imediatamente. De acordo com o relatório da AIE, “Redesenhando o Mapa de Energia-Clima”, as emissões industriais globais de dióxido de carbono em 2012 subiram 1,4%, para um recorde de 31,6 bilhões de toneladas.

Para reduzir as emissões de gás carbônico em até 3,1 gigatoneladas de CO2 equivalente até 2020 seria preciso implantar energia eficiente de maneira agressiva em prédios, indústrias e no transporte; limitar o uso de estações de energia movidas a carvão; reduzir a emissão de metano na atmosfera; e retirada dos subsídios do consumo de combustíveis fósseis. Para isto, seria preciso 1,5 trilhão de dólares, mas segundo as contas dos pesquisadores, sem isto, os custos até 2020 serão de 5 trilhões.

A China apresentou o maior crescimento de dióxido de carbono em 300 milhões de toneladas. A menor evolução em uma década. Já os EUA diminuíram a produção de carbono. Caiu em 200 milhões de toneladas em meio a uma mudança do carvão para o gás na geração de energia.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment