Saiba mais sobre a hemofilia

hemofilia_vida_equilibrioA Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) alerta que a hemofilia é um transtorno hemorrágico causado pela deficiência na produção de um dos fatores de coagulação do sangue. A ausência ou baixa produção deste dificulta o sangue a formar um coágulo, por isso quando ocorrem hemorragias, o sangramento continua por mais tempo e com mais intensidade do que numa pessoa normal.

A hemofilia é uma disfunção crônica, genética, não contagiosa, sendo que 1/3 dos casos são novos, ocorre por mutação genética e 2/3 por hereditariedade. Existem dois tipos, que podem ser classificados entre leve, moderada e grave. A hemofilia A é a mais comum e representa 80% dos casos, ocorre devido a deficiência do Fator VIII (FVIII). Já a hemofilia B ocorre pela deficiência do Fator IX (FIX).
Mesmo sem cura, a pessoa com hemofilia pode ter uma vida normal por meio da profilaxia, tratamento preventivo que aumenta em 80% a qualidade de vida do paciente, segundo a FBH. “A profilaxia é a única forma das pessoas com hemofilia terem suas articulações preservadas, exercerem a cidadania com independência e autonomia e serem inseridas na sociedade com as mesmas oportunidades de qualquer cidadão”, afirma a presidente da FBH, Tania Pietrobelli.

O tratamento preventivo é realizado por meio de medicamentos denominados fatores, que são aplicados no paciente, por via endovenosa. A dosagem é feita de acordo com a prescrição médica e pode ser manuseada pelo próprio paciente ou pela pessoa responsável, que têm o direito de ter a medicação domiciliar.
Os fatores são disponibilizados pelo SUS e distribuídos pelos 183 centros especializados espalhados pelo País, entre eles os Hemocentros, afirma a médica Margareth de Castro Ozelo, coordenadora do setor de hematologia da UNICAMP, membro do comitê executivo médico da Federação Mundial de Hemofilia e da Comissão de Assessoramento Técnico do Ministério da Saúde.

A profilaxia previne os sangramentos que podem acontecer em qualquer região do organismo, sendo visíveis ou não e decorrentes de traumas, cirurgias, batidas leves ou sem razões aparentes. “A pessoa com hemofilia sabe quando um sangramento articular começa porque sente dor e calor na articulação. Devido ao fato do sangue encher a cápsula sinovial, a junta incha, fica dolorida e com seus movimentos limitados. Se não houver tratamento nessa fase, o sangramento só para depois do sangue encher totalmente o espaço dentro da junta”, alerta Tania.

Sem o tratamento de profilaxia, a coagulopatia leva o portador a desenvolver danos articulares irreversíveis e pode levar à invalidez, além do portador correr o risco de hemorragias graves como as intracranianas, com risco de morte. Por isso, a importância fundamental do tratamento profilático para impedir as hemorragias. Para saber mais, acesse o site: www.hemofiliabrasil.org.br/ tel:(54)3224-1004.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment