Smartphones, aplicativos e atividade física

Os celulares não são os melhores companheiros de seus proprietários apenas no mundo do trabalho ou do entretenimento. Quem quer emagrecer, conquistar a forma física dos sonhos ou simplesmente melhorar a performance nos exercícios também conta com os aparelhos para monitorar queima de caloria, registrar a dieta, a evolução dos treinos de corrida ou da musculação. Basta acessar um dos vários aplicativos à disposição. A má notícia é que a combinação entre exercícios físicos, aplicativos e smartphone pode colocar os celulares e a saúde em risco, caso não haja cuidados especiais.

“Os casos que acompanhamos aqui no Clube Pitzi mostram que corrida e musculação são as atividades físicas mais comumente relacionadas a danos aos celulares, fora claro os esportes radicais”, explica Daniel Hatkoff, fundador do Pitzi, empresa que oferece planos de proteção contra acidentes de celulares via internet. “No caso da corrida, isso se deve tanto ao sucesso do esporte e ao grande número de praticantes, quanto ao fato de que correr implica risco de queda e contato com suor, o que pode fazer com que os componentes eletrônicos do aparelho sofram oxidação”, completa. O suor é também um risco potencial durante a prática da musculação.
Para os atletas, a dica é tomar cuidados básicos como proteger o celular com capa específica e dispensar a ele um lugar especial, onde possa ser mantido seco. “Isso evita, por exemplo, que o celular sofra com chuvas que podem pegar atletas de esportes como corrida e ciclismo de surpresa durante os treinos em locais abertos”, explica Daniel. As opções para proteger o smartphone vão de um simples saco plástico passando por braçadeiras especiais para esportes e bolsas com esta finalidade. “O mais importante no caso das corridas e do ciclismo é evitar a prática do esporte com o celular no bolso ou em lugares dos quais eles possam facilmente cair. Quem já viveu o pior desta experiência sabe que o resultado pode ser um tombo seguido de atropelamento e perda total do aparelho”, diz Hatkoff.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment